Grupo Literatura e Memória do Futebol (MEMOFUT)

Alexandre Andolpho Silva

logo_aprovado_memofut

O Memofut foi fundado em 31 de março de 2007 por 16 interessados em literatura e memória do futebol, com a missão de promover a difusão da literatura e outras formas de expressão cultural e artística e apoiar a preservação da memória do futebol.

Desde seu início, o grupo procurou ser uma referência na pesquisa, no estudo e no debate do futebol em todas as suas vertentes culturais e artísticas, promovendo a preservação da memória desse esporte em todas as suas manifestações. O Memofut é apartidário e sem fins comerciais, sendo extremamente rigoroso no respeito aos direitos autorais.

Atualmente, o grupo conta com cerca de 50 participantes que frequentam as reuniões (realizadas uma vez por mês, aos sábados pela manhã, no auditório do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu), além de mais de 170 seguidores que fazem parte de uma lista de discussão na internet. São administradores, advogados, engenheiros, escritores, estudantes, historiadores, jornalistas, médicos, pesquisadores e professores, todos apaixonados pelo futebol.

Nas reuniões, que são abertas ao público, já foram realizadas mais de 200 apresentações, palestras, debates e depoimentos de diversas personalidades ligadas ao futebol, como jogadores, técnicos, dirigentes, árbitros, escritores, cineastas e jornalistas.

Os interessados em fazer parte do Memofut devem entrar em contato com a coordenação do grupo. Caso tenham interesse em consultar as agendas das reuniões, também podem acessar o site do Museu do Futebol: Agenda.