Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade (NEPESS)

Luiz Fernando Rojo

nepess

O NEPESS surgiu de um encontro ocasional entre Bernardo Buarque de Hollanda e Martin Curi ocorrida durante a defesa da dissertação de mestrado de Antonio Holzmeister (orientado pelo Prof. José Sergio Leite Lopes), no dia 19.03.2005, no Museu Nacional. Nesta banca encontrava-se também o Prof. Marcos Alvito. Estes quatro identificaram, depois da defesa, a necessidade da criação de um núcleo de estudos sobre o esporte e resolveram fundar o NEPESS. Tempos depois realizou-se o primeiro encontro, aproveitando a estrutura da UFF e uma aula do Prof. Marcos Alvito, contando além disso com a participação de Renato Lanna.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade tem como objetivo contribuir para o avanço dos estudos sobre o esporte, a partir da perspectiva das Ciências Sociais e Humanas. Os encontros do NEPESS acontecem regularmente às segundas-feiras, das 16h às 18h, no Bloco O da UFF, campus Gragoatá, em Niterói. Mesmo com essa vinculação física à UFF, um dos princípios básicos do NEPESS é ser aberto à participação de pesquisadores de diversas outras universidades e faculdades. Temos em nossa equipe Antropólogos, Sociólogos, Historiadores e cientistas da Educação Física e de Letras da UFF, UFRJ, UERJ, FGV, Museu Nacional e PUC. Esses pesquisadores têm trabalhos que enfocam temas como “Estádios e Torcidas”, “Gestão Esportiva e Mercado”, “Mídia esportiva e Narrativas” e “Corpo e Gênero”, tendo como objeto não apenas o futebol, mas o conjunto das práticas esportivas. Entretanto o NEPESS não se restringe a essas linhas temáticas, mas configura-se como um espaço aberto a novos projetos.

O NEPESS tem a revista Esporte e Sociedade (www.esportesociedade.com) como seu mais importante produto. Sua fundação se deu no dia 25.05.2005 quando Antonio Holzmeister, Marcos Alvito e Martin Curi assistiram à final da Liga dos Campeões entre Milan e Liverpool e ali decidiram criar uma revista científica digital vinculada ao NEPESS. Deste modo surgiu a Esporte e Sociedade cujo primeiro número foi colocado no ar em novembro 2005. Desde então a revista vem consolidando sua importância nacional e internacionalmente.

Entretanto o NEPESS não se limita aos aspectos acadêmicos. Entendendo a importância da socialização, mantemos a tradicional prática de após nossa reuniões de segunda-feira irmos ao bar Caneco Gelado para comer pastéis de siri e bolinhos de bacalhau e dar continuidade, em um ambiente mais informal, as nossas discussões. O siri explica o segundo S de NEPESS e está presente na marca que identifica a camisa de nosso time de futebol.

Contato

Universidade Federal Fluminense
História, Bloco O, Campus Gragoatá, Niterói
E-mail: nepess@historia.uff.br

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade (NEPESS)