Comunicação e esporte

Livros

 

Sinopse

O objetivo do trabalho é propor novas abordagens na aplicação de conceitos derivados das ciências da comunicação e de outras ciências sobre os fenômenos esportivos.

Para dar conta desse propósito, a obra foi dividida em quatro partes: 1) “Etos da bola e do corpo: alguns olhares antropológicos sobre o futebol”; 2) “Esporte também é negócio: os ganhos e perdas do mercado”; 3) “Iconografia da riqueza: quando uma imagem vale mais do que mil palavras”; e 4) “Teias de tecidos: os meios de comunicação de massa e as formas de reconstruir o esporte”.

Como se pode ver, a ideia é colocar em circulação conhecimentos advindos das teorias do jornalismo, da publicidade, da antropologia, da sociologia, da lingüística, da educação física e de outros campos do saber, que têm emprestado seus conceitos e fundamentações teóricas para que se possa compreender com mais rigor as imbricações que o esporte mantém com a sociedade do século XXI.

Área de concentração
Comunicação

Páginas
183

Tema
Esporte

Sumário

Apresentação, 7

Parte I - Etos da bola e do corpo: alguns olhares antropológicos sobre o futebol
1.1 Jornalismo e futebol: argentinos e brasileiros ou do "odiar amar" e do "amar odiar", 12
Ronaldo Helal e Hugo Lovisolo

1.2 Futebol é programa de índio: os meios de comunicação interferem no comportamento das tribos dentro e fora de campo, 26
Márcio de Oliveira Guerra

1.3 O "cyberhooligan" brasileiro: hacker, cracker ou cyberpunl?, 35
Ary Rocco Junior

1.4 O corpo em jogo: dispositivos disciplinares no futebol, 53
Tânia Márcia Cezar Hoff e Francisco Carlos Camargo

Parte II - Esporte também é negócio: os ganhos e perdas do mercado
2.1 Os Jogos Pan-americanos na mídia impressa: breve análise da cobertura econômica do Rio 2007, 64
Anderson Gurgel Campos

2.2 Valor ofertado x Valor percebido: as camisas dos times de futebol em jogo
Carlos Eduardo Silva e José Carlos Marques

Parte III - Iconografia da riqueza: quando uma imagem vale mais do que mil palavras
3.1 O excesso e o dinamismo: aproximações entre a retórica visual barroca e a documentação esportiva, 100
Lourdes M. Gabrielli

3.2 O fotojornalismo na final da 38ª Copa Paulista de Futebol Júnior, 113
Alexandre Huady Torres Guimarães

3.3 A antítese no fotojornalismo esportivo: Zidane 2006
Alexandre Huady Torres Guimarães, Erlei Gobi e Fernanda da Cunha Correia

Parte IV - Teias e tecidos: os meios de comunicação de massa e as formas de reconstruir  o esporte
4.1 O doping e a cobertura jornalística no Brasil, 136
Luciano Victor Barros Maluly

4.2 A interatividade esportiva na Internet: uma avaliação de como o Youtube e o Orkut transmitem as informações do esporte, 150
Silvio Saraiva Júnior

4.3 A mídia e os recursos aplicados às transmissões de futebol, 164
Caroline Colucio Vendite, Laércio Luis Vendite e Alan Pascoal Palombo

4.4 A construção midiática da imagem da mulher no esporte e suas conquistas sociais, 172
Vera Regina Toledo Camargo, Luiz Helena de Almeida Bragion e Caroline Colucio Vendite
 

Local
São Paulo

Editora
Intercom

Ano
2007

Referência
MARQUES, José Carlos. (org.). Comunicação e esporte: diálogos possíveis. São Paulo: Intercom, 2007.

 

Não há comentários.