1º Simpósio Nacional sobre Futebol e Ciências do Esporte

19mar

1º SimpósioNacional sobre Futebol e Ciências do Esporte

O futebol, seja em seu âmbito profissional, educacional e de lazer, trata-se de uma prática social que “expressa hegemonicamente a cultura corporal de movimento” (BRACHT, 1997), mas que se tornou, por outro lado, uma modalidade esportiva modernizada, globalizada, espetacularizada e produtora de identidade nacional (DaMata, 1994; Damo 2007; Castellani, 2010).

A evolução, constante e acelerada, do futebol faz com que todas e todos que trabalham com essa modalidade, independente do âmbito de atuação, se mantenham atualizados e em constante aperfeiçoamento.

Ao reunir professoras e professores especialistas nas suas respectivas abordagens com o futebol, o Centro Esportivo Virtual, pretende, com a organização da primeira edição deste evento multitemático, reunir o que há de mais atual, qualificado e avançado no contexto da pesquisa e intervenção com o futebol brasileiro.

Esperamos, portanto, que o 1º Simpósio Nacional sobre futebol e ciências do Esporte, organizado e promovido pelo Centro Esportivo Virtual, ofereça aos participantes distintas compreensões do futebol sob diversas perspectivas das Ciências do Esporte. Ainda assim, pretendemos também estimular a rede de contatos entre os participantes, de modo que ao final do encontro, laços sejam criados, parcerias sejam firmadas e novos estudos sejam desenvolvidos.

Inscreva-se!

 

DIA 1

19 MARÇO 2021

 
14h às 15h20
 
Futebol e a pedagogia da rua

Mesa 1
Esperamos com a proposição desta mesa, que seja apresentado pelos palestrantes, sob o âmbito da pedagogia do esporte, a proposta metodológica que tem a rua como importante espaço de educação, sobretudo para o futebol, problematizando as possibilidades de sua apropriação no contexto das escolas de futebol e clubes profissionais.

João Batista FreireAlcides Scaglia

 
 
15h30 às 16h50
 
Gestão profissional no futebol

Mesa 2
Esperamos com a proposição desta mesa, que sejam abordadas pelos palestrantes as suas experiências como gestores em clubes e federações do futebol brasileiro, feminino e masculino.
Paulo André (a confirmar)

Ana Lorena MarchePaulo André

 
 
17h às 18h20
 
A construção do ídolo no futebol profissional

Mesa 3
Com a proposição desta mesa, que os palestrantes nos levem a refletir, a partir das suas pesquisas e experiências, acerca do significado e do processo de construção do ídolo no futebol profissional.
Sérgio Giglio (a confirmar)

Sérgio GiglioLuciana Ângelo

 
 
18h30 às 19h50
 
Perspectivas para o futebol feminino no Brasil

Mesa 4
Esperamos com a proposição desta mesa, que as palestrantes possam traçar, a partir das suas experiências e pesquisas, um panorama do futebol feminino no Brasil, apontando perspectivas para um futuro a curto, médio e longo prazo.
Convidada a confirmar

Mariana MartinsSilvana Goellner

 
 
20h às 21h20
 
A carreira de treinador no futebol brasileiro

Mesa 5
Esperamos com a proposição desta mesa, que os palestrantes possam apresentar, a partir das suas experiências e pesquisas, a realidade e os desafios da carreira de treinador no futebol brasileiro.

Eduardo BarrosRodrigo Leitão
 

DIA 2

20 MARÇO 2021

 
9h às 10h20
 
Abordagens contemporâneas para a preparação física no futebol profissional

Mesa 6
Esperamos com a proposição desta mesa, que seja apresentado pelos palestrantes, a partir das suas experiências e pesquisas, um panorama sobre a preparação física no futebol brasileiro, destacando as abordagens metodológicas contemporâneas, e de resultados mais efetivos.
Márcio Faria Corrêa (a confirmar)

João Guilherme ChiminazzoMárcio Faria Corrêa

 
 
10h30 às 11h50
 
O racismo estrutural no futebol e a promoção de ações antirracistas

Mesa 7
Esperamos, com a proposição desta mesa, que os palestrantes possam abordar a complexidade e relevância do tema para o desenvolvimento do futebol, em sua relação com a sociedade, apresentando perspectivas para a promoção de ações antirracistas no âmbito do futebol.
Roger Machado (a confirmar)

Márcio Chagas

 
 
14h às 15h20
 
Futebol e Psicologia do Esporte

Mesa 8
Esperamos com a proposição desta mesa, que seja apresentado pelos palestrantes, a partir das suas experiências e pesquisas, um panorama sobre o trabalho do(a) psicólogo(a) do esporte no futebol brasileiro, destacando as propostas de intervenção implementadas e os desafios enfrentados por maior reconhecimento e aceitação por parte dos clubes, comissões técnicas e atletas.

Tânia BandeiraGabriel Puopolo de Almeida

 
 
15h30 às 16h50
 
O uso da tecnologia no futebol

Mesa 9
Esperamos com a proposição desta mesa, que os palestrantes possam apresentar, a partir das suas experiências e pesquisas, as recentes contribuições da tecnologia no âmbito do futebol profissional, destacando seus benefícios e dificuldades de implementações no contexto do futebol brasileiro.

Fábio NakamuraFelipe Arruda Moura

Data e horário

Início: 19 de março de 2020

Encerramento: 20 de março de 2020

Localização

CEV

Inscreva-se / Ao vivo