Apoie o livro Democracia Fútbol Club

Inscrições até: 03/01/2020

04nov

Histórias de futebol que levam o jogo de bola além das quatro linhas e mostram que um outro futebol é possível.

A partir da produção dos textos, o DFC cresceu, virou livro – no qual, além dos perfis, ainda estão quatro reportagens que seguem a mesma toada -, e, ao mesmo tempo, segue nas ondas da internet com novas reportagens e artigos, no Medium, e postagens, nas redes sociais. É o futebol, e, porque não, o jornalismo, fazendo a diferença dentro e além das quatro linhas.

Desde o nascimento, o DFC é um projeto de jornalismo independente que visa contar histórias, que, geralmente, não aparecem nem na grande mídia. Eu, Roberto Jardim, repórter, editor, pesquisador e dublê de escritor, com mais de 20 anos de experiência em redações do Sul do Brasil, produzo o material nas horas vagas – afinal, é preciso pagar os boletos que teimam em chegar. Enquanto os frilas não aparecem, leio, pesquiso, escrevo.

Assim, o DFC nunca foi viabilizado finandeiramente. Por isso, nossa ideia aqui é conseguir a verba para imprir o livro “Democracia Fútbol Club e outras histórias” a um preço mais acessível, levando esses causos a mais leitores. Buscamos editoras, que não mostraram interesse, muito “pelo atual momento econômico”. Por isso, resolvemos, após uma primeira publicação na Amazon (impressão sob demanda, que acabou ficando muito cara por conta da cotação do dólar), apostar no financiamento coletivo. Nossa primeira meta engloba a impressão de 200 exemplares, as recompensas, o envio e as taxas a serem pagas.

Criamos outras duas metas, talvez otimistas, com o objetivo de, primeiro enfim poder remunerar os profissionais envolvidos na produção da obra (ilustrador – prestem atenção nas obras de arte que são as ilustrações que estarão disponíveis como recompensa -, diagramador/editor e revisor), e, por fim, se alcançarmos o terceiro valor projetado, verter os textos para o inglês e o espanhol, para levar a obra além das fronteiras – principalmente porque os personagens são, acima de tudo, internacionais. Valores arrecadados acima do necessário do orçamento serão usados para a impressão de mais exemplares, a serem distribuídos em pequenas livrarias ou vendidos via redes sociais.

O financiamento coletivo do Benfeitoria é do tipo tudo ou nada. Ou seja, ou arrecadamos todo o valor pretendido ou o projeto permanece na gaveta. Para o sucesso da campanha, que dura 60 dias, é o engajamento daqueles que acreditam no projeto. A divulgação nas redes sociais e o boca-boca com quem pode se interessar mas não conhece o que é um financiamento coletivo ou o DFC é essencial. Por isso, conto com a tua colaboração, espalhando nas ondas da internet essa ideia, que tem, de largada, apoio de um importante nome do jornalismo esportivo nacional. Juca Kfouri, colunista da Folha de S. Paulo, do UOL, comentarista da ESPN e ex-editor da revista Placar é o autor do prefácio do livro.

Como forma de agradecer os apoios, criamos uma série de recompensas a partir das obras de arte que o argentino Gonza Rodríguez criou para cada um dos personagens tratados no livro. Essas imagens podem ser suas em forma de figurinhas autocolantes, cards ou pôster. Elas serão entregues juntamente com o livro. Para quem mora em Porto Alegre e região, podemos combinar um café, para um abraço de agradecimento.

Acesse o crowdfunding.

Data e horário

Início: 4 de novembro de 2019 - 00:00

Encerramento: 3 de janeiro de 2020 - 23:55

Localização

Benfeitoria Crowdfunding

/