Chamada Dossiê Práticas corporais, espaços públicos e vida urbana no Rio de Janeiro

Inscrições até: 30/04/2020

11mar

Até o dia 30 de abril de 2020, a Revista do AGCRJ receberá textos para compor os dois dossiê e a área de artigos livres e resenha da primeira edição do ano. O primeiro dossiê é sobre Práticas corporais, espaços públicos e vida urbana no Rio de Janeiro e o segundo é sobre Deslocamentos nacionais e internacionais de mulheres que fixaram residência na capital carioca.

O primeiro, organizado por Luiz Rocha, pretende refletir sobre a relação entre o crescimento das cidades, notadamente o Rio de Janeiro, e as práticas esportivas no alvorecer da Modernidade. A ideia é discutir as práticas corporais, a cultura de valorização do físico, da masculinidade, do culto ao corpo, relacionando-os com as atividades esportivas realizadas por toda a cidade.

Já o segundo, organizado por Cláudia Calmon, pretende discutir a vinda de mulheres sozinhas ou acompanhadas para se fixarem na cidade do Rio de Janeiro, local que sempre teve uma importância central na história nacional. Procurar-se-á pensar os deslocamentos femininos em novos arranjos espaciais e políticos liderados por essas (i)migrantes.

Se sua pesquisa se encaixa em alguns dos dossiês ou se seu estudo abrange a cidade do Rio de Janeiro nas áreas de História, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia e ciências afins, encaminhe seu texto para nossa publicação.

Para conhecer as normas, prazos e ler nossas antigas edições, acesse a Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Não deixe para cima da hora!

Data e horário

Início: 11 de março de 2020

Encerramento: 30 de abril de 2020

Localização

Revista do AGCRJ

Rio de Janeiro / RJ