II Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor

03nov

O Diário Oficial da União publicou o edital do II Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor. Desta vez, serão selecionados 16 trabalhos (oito teses e oito dissertações) em oito linhas de pesquisa. O objetivo é valorizar as produções científicas das diversas áreas do conhecimento sobre futebol e premiar os melhores estudos produzidos nos programas de pós-graduação das universidades brasileiras.

“O edital é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) para apoiar e valorizar a produção científica sobre diferentes aspectos relacionados ao futebol”, destaca Wagner Matias, assessor da SNFDT. No último edital, também foram premiados 16 vencedores. As três melhores teses e as cinco melhores dissertações foram publicadas em forma de livro.

Desta vez, as linhas de pesquisa são:

1. Aspectos pedagógicos do futebol e suas derivações

2. Aspectos socioculturais do futebol e suas derivações

3. Aspectos econômicos do futebol e suas derivações

4. Aspectos físicos, psicológicos e nutricionais relacionados do futebol e suas derivações

5. Gestão e administração do futebol e suas derivações

6. Direitos do Torcedor

7. Formação profissional

8. Gestão e metodologias de ensino para categorias de base

Serão premiados com certificado e troféu os primeiros colocados em cada uma das oito linhas de pesquisa, tanto para dissertações quanto para teses. Além disso, as três melhores dissertações e as três melhores teses serão publicadas na forma de livro, a partir da escolha feita por uma comissão de especialistas designada pela SNFDT.

Podem concorrer ao prêmio os trabalhos defendidos entre janeiro e dezembro de 2020, em programas de pós-graduação das universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação. As inscrições e submissões dos resumos expandidos poderão ser realizadas entre 1º de dezembro de 2020 e 15 de janeiro de 2021, por meio do e-mail snfdt@cidadania.gov.br.

Os candidatos devem enviar os seguintes documentos:

» Ata da banca examinadora ou declaração de aprovação da dissertação ou tese pelo programa de pós-graduação, com título, relação dos examinadores e data da defesa (em PDF);

» Cópia da dissertação ou tese

» Resumo expandido (modelo disponível no anexo do edital), indicando a linha de pesquisa

» Concordância com o regulamento do concurso e com os termos de “autorização para publicação” em formato de livro.

Segundo o edital, o resultado final deve ser divulgado em 27 de janeiro. O evento de premiação está previsto para 29 de abril de 2021.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

Data e horário

Início: 3 de novembro de 2020

Encerramento: 15 de janeiro de 2021

Localização

Ministério da Cidadania

Brasília / DF