O Ciclo dos Megaeventos no Brasil: A Visão das Mídias Estrangeiras sobre a Sociedade Brasileira e a Organização do Evento

16maio

A cerimônia de encerramentos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ocorrida no dia 21 de agosto de 2016, marcou o fim do ciclo dos megaeventos no Brasil, iniciado em julho de 2007 quando o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 e completado em 2009 com o Rio de Janeiro suplantando Madri na escolha dos Jogos Olímpicos de 2016. A partir de então, o país estaria no centro do debate esportivo mundial se tornando a primeira nação a sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo em um mesmo ciclo, seria também a primeira Olimpíada na América do Sul e apenas a terceira em um país considerado em desenvolvimento.

A decisão de sediar esses eventos não foi ao acaso. Fez parte de uma agenda mais ampla, colocada em prática pelo então presidente Lula e sua equipe diplomática, que visava mudar a forma da política externa brasileira, buscando assumir um papel de maior destaque nas relações internacionais, diversificando parcerias e alianças.

Neste encontro, a discussão será focada em torno da utilização desses eventos para divulgar o país no exterior, o que contribuiu para que o país ficasse em destaque na imprensa internacional.

Inscrições

Evento público e gratuito  | Com inscrição prévia 

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Organização

Programa Ano Sabático do IEA

 

 

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

Data e horário

Início: 16 de maio de 2019 - 09:30

Encerramento: 16 de maio de 2019 - 11:30

Localização

Sala Alfredo Bosi - Universidade de São Paulo

São Paulo / SP

Rua da Praça do Relógio, 109

Telefone

(11) 3091-1678