Proibidas e Insurgentes | Mesa #3 – Apagadas

20abr

Proibidas e insurgentes Museu do Futebol

No dia 14 de abril completam-se 80 anos do decreto-lei que proibiu as mulheres brasileiras de disputarem diversos esportes considerados “impróprios” para o corpo feminino, como o futebol. Para rememorar a data, o Museu do Futebol apresenta o webinário Proibidas e Insurgentes | Os 80 anos da Lei que vetou mulheres no esporte – Lutas, conquistas e reflexões para o futuro, que será composto de cinco módulos realizados entre 30 de março e 27 de abril, toda terça-feira, das 17h às 19h.

Mesa #03: Apagadas trata do padrão de beleza imposto pela sociedade às mulheres e como esse perfil normativo também insivisibiliza as atletas. Por que o foco ainda é na questão estética e não no desempenho esportivo será o tema debatido por Edinanci Silva, primeira judoca a se classificar para quatro Olimpíadas consecutivas; a ex-basqueteira Alessandra, que esteve na histórica conquista do Mundial de basquete feminino de 1994; e a ex-pentatleta moderna e bicampeã dos Jogos Pan-Americanos, Yane Marques. A mediação é de Joanna Burigo, co-fundadora do Guerreiras Project e do Gender Hub. A mesa ainda terá participação especial de Gabriela Bastos, gerente do projeto Uma Vitória Leva à Outra, da ONU Mulheres.

O webinário Proibidas e Insurgentes tem curadoria da jornalista Lu Castro e da pesquisadora Silvana Goellner e apoio do Brazil Chevening Sport Business Alumni, grupo de ex-alunos que cursaram mestrados na área esportiva em universidades do Reino Unido com bolsa Chevening, da ONG Think Olga, do Grupo Mulheres do Brasil – Comitê Esportes e da ONU Mulheres.

O evento será gratuito e transmitido pelo YouTube e Facebook do Museu. Haverá emissão de certificado SOMENTE mediante inscrição via Sympla (veja o link abaixo).

Inscrições aqui

Data e horário

Início: 20 de abril de 2021 - 17:00

Encerramento: 20 de abril de 2021 - 19:00

Localização

Museu do Futebol

Youtube e Facebook / Ao vivo