VI Congresso ALESDE

Inscrições até: 15/07/2018

04set

alesde2018

Clique no folder para acessar a página da ALESDE 2018.

VI Congresso Latino-americano de Estudos Socioculturais do Esporte é um evento acadêmico-científico idealizado pela Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE), e organizado em parceria entre a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (EEFERP-USP) e o Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo, unidade de Ribeirão Preto (SESC-SP).

Acontecerá entre os dias 04 e 06 de setembro de 2018, na cidade de Ribeirão Preto/SP, Brasil. O tema desta edição será “Esporte, educação e sociedade: desdobramentos e debates sociológicos”.

Este evento teve sua primeira edição no ano de 2008, na cidade de Curitiba/PR, Brasil, com novas edições a cada dois anos, sendo: Maracay, Venezuela (2010); Concepción, Chile (2012); Bogotá, Colômbia (2014) e Atlixco/Puebla, México (2016).

O objetivo geral desta edição do Congresso é fomentar a aproximação entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais, da América Latina e de outros continentes, pela interação pessoal e intercâmbio de experiências e conhecimento científico acerca do esporte como fenômeno sociocultural contemporâneo e polissêmico. O objetivo específico é consolidar a participação e relevância da América Latina no contexto intercontinental de estudos socioculturais do esporte.

Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte – ALESDE.

A ALESDE é uma instituição criada e administrada por pesquisadores de diversas instituições de ensino da América Latina. Tem como pressuposto o entendimento do esporte como um fenômeno sociocultural contemporâneo e polissêmico, ampliado em suas perspectivas e possibilidades, passível de análises em abordagens históricas, sociológicas, antropológicas, políticas, filosóficas, econômicas, etnográficas entre outras. São seus principais objetivos: a) Promover os estudos e investigações na área do Esporte e da Educação Física na América Latina; b) Promover a cooperação internacional e o intercâmbio de informações entre os países da América Latina no campo dos estudos socioculturais do esporte; c) Convocar a comunidade acadêmica para congressos internacionais e simpósios referentes à linha de trabalho da Associação; d) Desenvolver a difusão de publicações oficiais e outros estudos na área de estudos socioculturais do esporte; e) Cooperar com outras organizações, comitês ou grupos relacionados com estudos sociais, ou afins, do esporte.

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – EEFERP/USP

A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Criada em 1934, a USP é uma das mais importantes instituições de pesquisa e ensino superior do Brasil. A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) é uma das mais novas unidades da USP. Fundada no ano de 2008, está localizada no campus de Ribeirão Preto/SP, e conta com 16 docentes e 39 funcionários técnicos. Atualmente, oferece, em nível de graduação, o curso de Bacharelado em Educação Física e Esporte, e em nível de pós-graduação, o Mestrado em Educação Física e Esporte.

Serviço Social do Comércio – SESC

A ação do Serviço Social do Comércio (SESC) é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde sua criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social. Ao longo dos anos, o SESC inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social. A concretização desse propósito se deu por uma intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais. Isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de eventos, mas efetivamente contribuir para experiências mais duradouras e significativas. O SESC desenvolve uma ação de educação informal e permanente com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

A programação do VI Congresso Latino-Americano de Estudos Socioculturais do Esporte será composta por conferências, mesas redondas, colóquio, minicursos, discussões sobre filmes e apresentações de trabalhos através de comunicação oral. Confira a programação e palestrantes.

Data e horário

Início: 4 de setembro de 2018

Encerramento: 6 de setembro de 2018

Localização

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - USP

Ribeirão Preto / SP

Av. Bandeirantes, 3900