VI Encontro Internacional Desporto e Lazer em África

Inscrições até: 30/04/2020

25jun

Chamada a Contribuições

Na sequência dos eventos no Rio de Janeiro, Lisboa e Maputo, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e o Centro de História da Universidade de Lisboa organizam o VI Encontro Internacional Desporto e Lazer em África, a ter lugar a 25 e 26 de junho de 2020, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal. Associam-se à organização deste evento o Sport – Laboratório de História do Esporte e Lazer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Núcleo de Estudos Africanos, da Universidade Federal Fluminense, a Faculdade de Letras e Ciências Sociais e a Escola Superior de Ciências do Desporto da Universidade Eduardo Mondlane e, ainda, a Universidade Pedagógica de Maputo. O objetivo destes encontros é promover a troca de experiências, opiniões e reflexões entre pesquisadores e estudantes interessados nas múltiplas manifestações e implicações das práticas de lazer e desportivas no continente africano.
 
Nesta edição, o tema central será O desporto, o lazer e a construção da ideia de nação no continente africano. A um tempo linguagem universal e elemento da cultura popular, o desporto tornou-se veículo de interação social e esteio de pertenças grupais, afirmando-se como uma poderosa ferramenta de identificação política, mormente, em África onde se substituiu às ideologias nesse papel político e social. Mesmo se inconfessadamente, os governos abdicaram de ideologias e aderiram às manifestações desportivas, mais cruciais do que qualquer outro discurso para cimentar, se não a Nação, pelo menos o Estado. Num momento em que os nacionalismos ressurgem no cenário internacional, de forma polémica e conflituosa, esperamos lançar um olhar para o passado e presente das práticas desportivas e de lazer para melhor compreender como tais práticas estiveram (e estão) imbricadas na forja de discursos sobre as nações de África, validando-lhes, por exemplo, a aparência de perenidade que os discursos e as práticas políticas nem sempre lhes conferem.
 
Aceitam-se propostas de comunicação que, a partir de qualquer perspetiva teórica e disciplinar, se debrucem sobre as práticas desportivas e de lazer no continente africano desde o período colonial ao pós-colonial. Independentemente da articulação, ou não, com o tema central do evento, espera-se que as propostas contribuam para o acúmulo de saber sobre a pluralidade das vivências desportivas e de lazer em África e para a renovação do olhar analítico e crítico do desporto e do lazer no continente africano.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

As propostas de comunicação devem ser submetidas no formulário abaixo em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples. Os interessados em apresentar comunicação no evento devem enviar: título da comunicação; nome, instituição e email de autore(a)s; breve resumo com a apresentação do problema, objetivo e resultados parciais da reflexão/investigação; três ou quatro palavras-chave; uma breve nota biográfica.

O prazo limite para a submissão de propostas é o dia 30 de abril de 2020. A partir dessa data, será comunicada a avaliação das propostas pela Comissão Científica.

As línguas de trabalho do evento são o português, espanhol, francês e inglês.

          PUBLICAÇÃO

Os participantes que desejarem publicar os seus trabalhos deverão apresentá-los de acordo com as normas editoriais da Africana Studia –  até ao dia 31 de Julho.

Para mais informações, por favor, contactar Augusto Nascimento.  
                                                                                                                                    

Data e horário

Início: 25 de junho de 2020

Encerramento: 26 de junho de 2020

Localização

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Porto / Portugal