141.2

Campeonato Mineiro e o Centenário do Cruzeiro: o que será, que será?

Luciana Cirino Lages Rodrigues Costa

No sábado, dia 27 de fevereiro, o Cruzeiro estreou no Campeonato Mineiro de Futebol de 2021[1]. O time celeste fez o jogo de abertura juntamente com o Uberlândia, time da região do Triângulo Mineiro. Poderia ser apenas mais um campeonato a compor a trajetória do Cruzeiro. Mais um entre os diversos campeonatos regionais que já participou, alguns dos quais alcançou o título de campeão mineiro, sendo o primeiro em 1926 e o último em 2019[2]. Porém, como no dia 02 de janeiro de 2021 o Cruzeiro comemorou 100 anos de sua fundação, esse é o ano do seu centenário!

Isso representa que para o time celeste o ano de 2021 é de festividades, ainda que atípicas devido aos cuidados que precisamos ter enquanto a pandemia do COVID-19 se mantiver. A própria comemoração realizada no dia 02 de janeiro no Mineirão, que em tempos sem pandemia poderia mobilizar a presença da torcida em uma grande festa, foi restrita a poucas pessoas dentro do estádio para garantir a segurança sanitária e evitar a propagação do vírus.

Mineirão

Fogos de artifício no Mineirão em comemoração ao aniversário de 100 anos do Cruzeiro. Foto: Luciana Cirino

Essa restrição de torcedores e torcedoras nos estádios também está prevista para os jogos do Campeonato Mineiro de 2021, que serão realizados entre os meses de fevereiro e maio. Desse modo se mantém a mesma orientação que foi seguida para a realização dos jogos do Campeonato Mineiro a partir da segunda quinzena de março de 2020, quando em virtude da pandemia do COVID-19 diversos agentes públicos (entre os quais, os vinculados à Saúde) indicaram algumas ações para combater a propagação do vírus, entre as quais, evitar a aglomeração de pessoas. Tais ações buscavam, acima de tudo, garantir o direito à preservação da vida humana.

Taça Campeonato Mineiro

A taça do Campeonato Mineiro. Foto: Reprodução/Federação Mineira de Futebol

E é nesse panorama de pandemia, em que cada um de nós estamos vivendo momentos de muitas incertezas e desafios em diferentes situações da vida cotidiana, que a torcida do Cruzeiro se depara com a chegada de seu time aos 100 anos. Somando-se a isso há ainda a dita reestruturação do clube, mencionada em 2019 logo após o rebaixamento do time para a série B do Campeonato brasileiro, mas que não foi suficiente para reorganizar a casa, sanar suas pendências financeiras e trazer o clube de volta à série A.

O que esperar do time nessa edição de 2021 do Campeonato Mineiro? O que será do Cruzeiro ao longo de 2021? Essa é uma pergunta que assim como eu tenho me indagado, diferentes torcedores e torcedoras devem estar se fazendo. Agora que está diminuindo a grande tormenta que foi iniciada em especial na segunda metade do ano de 2019, será que enxergaremos no horizonte aquele Cruzeiro que se destacou pelo futebol primoroso e de títulos relevantes? O Cruzeiro que nos anos de 1990 encantou sua torcida ao vencer por duas vezes a Supercopa (1991 e 1992) e ao conquistar a Libertadores (1997), continua presente em nossas lembranças.

E o que dizer daquele Cruzeiro que fez pulsar mais forte milhões de corações ao conquistar três títulos (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro) em 2003? Também foi marcante o ano de 2011, quando na iminência de ser rebaixado da Série A para a Série B do Campeonato Brasileiro, o time celeste aplicou uma goleada no Atlético, na última rodada do campeonato. Foi um resultado que se tornou emblemático: o famoso 6 a 1.

Pois, agora, nesse reformulado Cruzeiro que temos no Centenário e que iniciará o Campeonato Mineiro de 2021, o que poderemos esperar? Pensando sobre o que virá, recentemente me peguei cantarolando uma das belas composições de Chico Buarque, lançada em 1976 (que por coincidência foi o ano em que o Cruzeiro conquistou pela primeira vez o título da Copa Libertadores): o que será que será…[3]

 

Notas

[1] Para mais informações sobre a tabela de jogos do Campeonato Mineiro de 2021, acesse a página da Federação Mineira de Futebol. Disponível em: http://fmf.com.br/. Acesso em: 23/02/2021.

[2] Para acessar a relação completa dos títulos conquistados pelo Cruzeiro: https://www.cruzeiro.com.br/conquistas. Acesso em 24/02/2021.

[3] Veja a letra na íntegra em: http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=oqueser_76.htm. Acesso em 24/02/2021.


Como citar

COSTA, Luciana Cirino Lages Rodrigues. Campeonato Mineiro e o Centenário do Cruzeiro: o que será, que será?. Ludopédio, São Paulo, v. 141, n. 2, 2021.