52.3

Ludopédio, 4 anos

Equipe Ludopédio

O site Ludopédio celebra 4 anos de existência nesse mês de outubro/2013. Idealizado e criado por quatro jovens, que planejavam de alguma forma seguir a carreira acadêmica, e atualmente editado por cinco pesquisadores, que ainda estão construindo suas trajetórias acadêmicas, o site cresceu quantitativa e qualitativamente. Além do número de acessos, nacionais e internacionais, ficamos felizes com os contatos de muitos internautas interessados em colaborar com as nossas diversas seções. Durante esse período, procuramos criar uma rede alargada de informações, eventos, pesquisadores, curiosos e de amantes do futebol.

Essa rede tem crescido a cada dia, tanto dentro do país quanto fora dele. Nesses quatro anos recebemos visitas de todos os continentes. Veja o gráfico abaixo:

Acessos Ludopédio por continente 2009-2013. Imagem: Google Analytics.

Também tivemos acessos de todos os Estados brasileiros, divididos pelas cidades indicadas abaixo:

Acessos Ludopédio por Estados brasileiros. Imagem: Google Analytics.

O objetivo inicial de reunir em um único local o maior número de informações sobre as produções a respeito do futebol só foi alcançado graças a credibilidade que conquistamos e a colaboração de muitas pessoas que aceitaram, gentilmente, ceder o seu material para arquivo e divulgação no Ludopédio.

Essas colaborações podem ser vistas:

A Comunidade Ludopédica, espaço de articulação e interação entre pesquisadores e interessados pelo tema, reúne hoje mais de 450 colaboradores.

A seção Entrevista, assinalada pela presença de professores, jornalistas e profissionais do universo futebolístico, apresenta uma edição especial neste quarto aniversário: entrevistamos um camisa 4! Dante, zagueiro do Bayern de Munique e da seleção brasileira. Seguiremos a escalação e no próximo ano entrevistaremos um(a) camisa 5.

Nossa Arquibancada semanalmente recebe diversos pesquisadores e especialistas, ávidos em expor suas ideias, críticas e propostas. Em 2013, tivemos a honra de publicar, em primeira mão, o livro A Rainha de Chuteiras, de Marcos Alvito. No formato de fascículo, um capítulo por semana.

Nossa Biblioteca reúne atualmente cerca de 1500 títulos, entre artigos, teses, dissertações, bem como referências de livros nacionais e internacionais, fichas completas de filmes e outros trabalhos. Diariamente um arquivo, texto ou informação é adicionado à Biblioteca, aglutinando assim materiais e dados que muitas vezes encontram-se dispersos. Se o seu trabalho ainda não está em nossa biblioteca entre em contato conosco!

Contamos também com as fotos gentilmente cedidas para a publicação na seção Futebol-Arte, criada com o objetivo de divulgar os trabalhos de fotógrafos profissionais e amadores.

Agradecemos a todos os grupos com os quais estabelecemos parcerias importantes ao longo destes quatro anos, entre eles: o GIEF (Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol), o LUDENS – Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas, o blog Comunicação, Esporte e Cultura, o História(s) do Sport, Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade, GEFUT – Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas.

Todos que colaboram para a Memória do site e do futebol brasileiro e mundial.

O Ludopédio segue adiante com seu trabalho em seu 4º aniversário. Mas já acelerado em 5ª marcha… sempre olhando para o futebol sob diversos pontos de vista!