112.19

Os melhores gols da Premier League

Paulo Zambrano

Os melhores gols da atualidade

A temporada 2017-18 foi marcada por grandes gols que definiram partidas, e inclusive ao campeão da competição. Neste aspecto, e como aponta o jornal Lance, Fernandinho foi premiado com o gol mais bonito do Manchester City, time que foi coroado campeão da competição. A homenagem foi para o selecionado brasileiro, devido ao golaço que marcou contra o Stoke City na oitava rodada do campeonato, em uma partida que terminou com um placar de 7-2. Para obter esse título, Fernandinho fez um chute de fora da área, que por sua força e colocação no canto superior esquerdo do gol, foi impossível parar para o goleiro do Stoke.

A atual temporada tem apenas alguns jogos disputados, no entanto, já tem preferidos para estar entre os melhores gols da temporada. Por exemplo, o gol do novo jogador do Fulham, Jean-Michaël Seri, contra o Burnley na 3.ª rodada, já tem preferência dentro da casa de apostas Betway, com 20% de chance de ser o melhor gol da temporada, segundo dados de 20 de outubro. Isso ocorre porque o gol do marfinense chegou no minuto 4 do jogo, com um chute de fora da área, o que motivou a equipe a obter sua primeira vitória no torneio. Por outro lado, em segundo lugar como melhor gol da temporada está o marcado aos 89 minutos pelo jovem Daniel Sturridge, com 12,5% das preferências.

Neste caso, o atacante do Liverpool entrou no campo aos 86 minutos, e com um tiro de pé esquerdo de fora da área empatou o jogo como visitantes contra o Chelsea, alcançando assim a posição como o segundo substituto com mais gols para o seu favor na história do clube. Embora a temporada esteja apenas na sua primeira parte, já existem candidatos para emular o que grandes jogadores como Fernandinho, do Manchester City, ou Salah, do Liverpool, fizeram na temporada passada.

A Premier League faz história

O campeonato inglês, tem sido ao longo dos anos, uma das competições mais marcantes, devido ao seu formato de competição, e a espetacularidade dos gols que estão nele. É por esse motivo que a mais alta organização internacional de futebol, a FIFA, concedeu o prêmio Puskas ao egípcio Mohamed Salah, pelo mais belo gol da temporada passada, por um gol narrado pela ESPN, no qual Salah deixou por trás os defensores do Everton, virando sobre a bola, e terminando com um tiro impossível de alcançar para o goleiro oponente. O egípcio já havia sido reconhecido em três ocasiões como o melhor jogador do campeonato inglês, o que fez de Salah o ídolo de sua equipe e da seleção do seu país.

Esta não é a primeira vez que eventos históricos acontecem dentro da Premier League, já que na temporada 2015-16, Leicester City se tornou um time de heróis na mão do treinador italiano Claudio Ranieri, conseguindo sair da área de rebaixamento para obter o primeiro título na história do clube no mesmo ano. Essa conquista tinha pouquíssimas possibilidades de acontecer, já que o atacante Jamie Vardy, conseguiu 13 gols em 10 jogos consecutivos, e manteve marcações consistentes até o final da temporada, passando para os livros de história da mais alta competência do futebol inglês.

É justamente nessa área da história da competição que jogadores como Vardy, Salah, Fernandinho e Seri, buscam ocupar a posição de melhor gol da história da Premier League. No entanto, esta não é uma tarefa fácil, já que, conforme destacado pelo jornal português Público, é uma “bicicleta” de Rooney que ocupa esse lugar privilegiado. Esse gol notável foi marcado pelo lendário Manchester United contra o seu rival conterrâneo, o Manchester City, em fevereiro de 2011, e conferiu a vitória de 2-1 sobre os rivais no derby de Manchester.

Foto: Pixabay.

A Premier League da Inglaterra, tem sido uma competição de destaque desde a sua criação, já que, além de ser a categoria mais alta do país que viu o nascimento do futebol, está cheia de gols incríveis e momentos históricos armazenados nos livros de história deste esporte.