127.15

Quais regiões dominam as divisões nacionais disputadas em pontos corridos?

Lucas Dorta

No início do mês de maio, a bola vai voltar a rolar nos campeonatos brasileiros das séries A e B de 2020. As duas principais divisões nacionais são disputadas em turno e returno, no formato de pontos corridos, com 20 equipes. Mas quais regiões do Brasil têm mais representantes nestas competições? Confira.

Bola dos campeonatos nacionais em 2018. Foto: Lucas Mercon/Fluminense FC.

 

Série A

O domínio na primeirona é da região Sudeste, com dez clubes. Logo em seguida vêm Sul (4) e Nordeste (4). A Centro-Oeste tem dois times.

Sudeste – Atlético MG, Botafogo, RB Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.
Sul – Athlético PR, Coritiba, Grêmio e Internacional.
Nordeste – Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport.
Centro- Oeste – Goiás e Atlético Goianiense.

Série B

O Sul aparece como a de mais equipes da Série B, sendo sete. Depois Sudeste (6) e Nordeste (6) ficam empatados. A Centro-Oeste conta com apenas um.

Sul – Avaí, Brasil de Pelotas, Chapecoense, Figueirense, Juventude, Operário e Paraná.
Sudeste – América MG, Botafogo SP, Cruzeiro, Guarani, Oeste e Ponte Preta.
Nordeste – Confiança, CRB, CSA, Náutico, Vitória e Sampaio Corrêa.
Centro-Oeste – Cuiabá.

Domínio do Sudeste

A região Sudeste lidera o número de representantes se somarmos as duas divisões de pontos corridos. Ao todo são 16. Em segundo, está a Sul (11), acompanhada pela Nordeste (10). Já a Centro-Oeste possuí três.

Sem representantes 

A Região Norte não terá representantes nos dois principais níveis do futebol nacional em 2020. Na Série B, o último a disputar foi o Paysandu (Pará), no ano de 2018, quando terminou na 17ª posição (zona de rebaixamento). Já na A, também é o Paysandu, que em 2005 acabou sendo rebaixado ao ficar na 21ª colocação.

Como citar

DORTA, Lucas. Quais regiões dominam as divisões nacionais disputadas em pontos corridos?. Ludopédio, São Paulo, v. 127, n. 15, 2020.