124.7

Uma década de Ludopédio

Equipe Ludopédio

Quando o desafio dos 10 anos ou #10yearschallenge viralizou na internet o Ludopédio não podia participar. Ainda não havia completado a sua primeira década no ar. Embora o projeto tenha tomado corpo no ano de 2008 foi apenas no ano seguinte que debutamos na internet.

O projeto foi gestado por alguns integrantes do extinto Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol, o GIEF. Criado em 2006, o GIEF se reunia na Universidade de São Paulo (USP) para discutir o futebol sob a ótica acadêmica. Já naquela época, para além da pauta sobre futebol que era o motivo da existência do grupo, discutíamos também o papel da Universidade Pública. Apesar de ter sido gestado dentro dela, o Ludopédio nunca esteve diretamente ligado à universidade. Foi um projeto independente de estudantes, que queria retornar para a sociedade o que tínhamos aprendido naquele rico espaço.

Dez anos depois o momento para a educação é outro. São muitos os ataques à Universidade Pública brasileira e àqueles que a defende. O atual ministro da Educação, que foi professor de Universidade Pública, é um exemplo claro de como se estabeleceu no Brasil a lógica do antigoverno. Ao invés de valorizar o bem público, as universidades, o que ele faz é exatamente o contrário. As universidades são atacadas por aquele que deveria ser o primeiro a defendê-las, o ministro da Educação. Sinal dos tempos…

Pois bem, lá naquele longínquo ano de 2008 começávamos o nosso projeto mais ousado. Alguns integrantes do GIEF toparam o desafio de montar um site acadêmico sobre futebol. Após vários meses de discussões para definir o projeto e escolher o nome nascia o Ludopédio.

Não é raro ouvirmos dizer, especialmente das pessoas que possuem filhos, a seguinte frase: “Nossa, como passou rápido! Viu o tamanho das crianças?”. Com o Ludopédio não foi diferente. Passou rápida a nossa primeira década de vida.

Ao longo destes anos podemos dizer que o Ludopédio tem se tornado um ponto de encontro de pessoas que se interessam não somente pelo futebol, mas pela reflexão que o futebol pode fornecer. Para ampliar o nosso projeto investimos na ideia de alavancarmos a nossa Arquibancada tendo um fluxo diário de textos. E aqui, queremos registrar a nossa gratidão a todas as pessoas que se interessam em enviar seus textos e compartilhar as suas ideias. Nosso obrigado especial para os/as colunistas que toparam manter uma frequência de publicações por acreditar em nosso projeto.

Em 2009, o Ludopédio surgia com a proposta de ser um grande banco de dados de futebol. Podemos dizer que ainda mantemos esta característica (vide ao final a quantidade de materiais em cada sessão do portal). Mas, hoje, temos nos transformado em um hub sobre futebol. Ao longo destes dez anos, estabelecemos redes com grupos de estudos, pesquisadores, escritores e autores independentes, fotógrafos e cartunistas. E é partir do Ludopédio que informações e materiais de qualidade sobre futebol são tornados públicos, dando mais visibilidade para alguns conteúdos e ajudando a difundir conhecimento. Em outras palavras, não nos esquecemos da nossa origem dentro da Universidade.

Também queremos destacar que, além deste trabalho feito no mundo virtual, já atuamos várias vezes no contato direto com as pessoas em eventos que nos deixaram muito honrados. Dos diversos trabalhos, desde oficinas, palestras, realização de eventos e exposições, destacamos quatro trabalhos realizados recentemente que envolveram toda a Equipe Ludopédio:

Exposição Drible, 2014

Sesc Itaquera

Este foi o primeiro grande trabalho do Ludopédio fora do mundo virtual. Realizamos a curadoria da exposição Drible e a produção dos textos.

Exposição Handebol e Polo Aquático, 2016

Sesc Verão, Itaquera

Novamente no Sesc Itaquera aceitamos um outro desafio. O de pesquisar sobre modalidades que não apareciam no Ludopédio. Para este trabalho fizemos a pesquisa histórica das modalidades nos Jogos Olímpicos e produzimos os textos para a exposição.

Simpósio Balanço Jogos Olímpicos no Brasil: pesquisas e debates

Museu do Futebol

Organizamos todo o Simpósio no Museu do Futebol realizado logo após o encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Foram dois dias de debate sobre os esportes olímpicos em suas amplas dimensões.

Exposição Esporte Social Clube

Sesc 24 de maio

O Ludopédio fez a pesquisa e a curadoria dos textos e das fotos selecionadas para compor os cartões postais da exposição Esporte Social Clube, do Sesc 24 de maio. Nesta exposição foram tratados os clubes de imigrantes, para além do futebol.

O Ludopédio em números

Após 10 anos, o Ludopédio ainda busca crescer. Sempre com a proposta de difundir o conhecimento do futebol e de seu entorno. Nosso planejamento é a consolidação do Ludopédio na produção de conteúdo de qualidade (em breve teremos novidades) e estar cada vez mais também presente no mundo fora da internet.

A nossa meta para este novo período que se inicia é a de conectar as pessoas, as ideias e os materiais produzidos dentro da América Latina e fazer jus ao slogan que agora se atualiza: Ludopédio – o maior portal acadêmico de futebol da América Latina.

Como citar

LUDOPéDIO, Equipe. Uma década de Ludopédio.