A afinidade eletiva entre futebol e mercado no contexto da copa do mundo de futebol de 2014 no Brasil

Autores

Elisabete Cristina Cruvello da Silveira, Wallace Cabral Ribeiro

Periódico / Revista

Hydra

Cidade

Guarulhos

Volume

v. 3

Número

n. 5

Páginas

p. 122-153

Ano

2018

Área de concentração

Dossiê História dos Esportes e Lazer

ISSN

2447-942X

Resumo (pt)

Este artigo busca compreender as aproximações entre futebol e mercado no âmbito da Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizada no Brasil, utilizando como instrumento analítico o conceito de afinidade eletiva de Max Weber, através das leituras de Michael Löwy. Duas questões centrais permeiam esse trabalho: como duas configurações peculiares da existência humana, como futebol e mercado, expressam uma forma de afinidade eletiva no século XXI? Por que a Copa do Mundo de 2014 representa um exemplo paradigmático desta configuração? Ao observar as singularidades deste evento é possível identificar e analisar os elementos que contribuíram para a articulação entre futebol e mercado na conformação de um espaço de confluência ativa entre eles. Para isso, a pesquisa realizada fundamenta-se em materiais extraídos do Portal da Copa e da grande mídia, bem como em reflexões elaboradas por cientistas sociais que se dedicaram à temática do futebol. Parte-se do pressuposto de que a realização desse fenômeno esportivo se estrutura de tal forma, que favorece a aproximação entre futebol e mercado, por meio da conversão do futebol em mercadoria, e do desenvolvimento de determinadas práticas, pelas empresas envolvidas, para obtenção de lucro, a partir das especificidades desse esporte.

Palavras-chave: Afinidade eletiva; futebol; mercado.

Abstract

This article This article tries to understand the approximations between football and market in the ambit of the Soccer World Cup of 2014, held in Brazil, using as an analytical instrument the concept of elective affinity of Max Weber through the readings of Michael Löwy. Two central questions permeate this work: how do two peculiar configurations of human existence, such as football and the market, express a form of elective affinity in the twenty-first century? Why is the 2014 World Cup a paradigmatic example of this configuration? By observing the singularities of this event it is possible to identify and analyze the elements that contributed to the articulation between football and the market in the conformation of a space of active confluence between them. For this, the research is based on materials extracted from the Portal da Copa and the mainstream media, as well as reflections prepared by social scientists dedicated to the theme of football. Part of the assumption that the realization of this sport phenomenon is structured in such a way that it favors the approximation between football and the market, through the conversion of football into merchandise, and the development of certain practices by the companies involved, to obtain profit from the specificities of this sport.

Key words: Elective affinity; football; Market.

Referência

SILVEIRA, Elisabete Cristina Cruvello da; RIBEIRO, Wallace Cabral. A afinidade eletiva entre futebol e mercado no contexto da copa do mundo de futebol de 2014 no Brasil. Hydra. Guarulhos, v. 3, n. 5, p. 122-153, 2018.