A bola não entra por acaso

Autores

Ferran Sorian

Subtítulo

estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol

Editora

Princípio

Páginas

208

Ano

2013

ISBN

9788581861395

Sumário

1. NÃO É POR ACASO
Acaso em Moscou e em Barcelona. Lógicas visíveis e ocultas. Reinterpretar a lógica para liderar. Este livro,9

2. O TERRENO DE JOGO: EM QUE NEGÓCIO VOCÊ ESTÁ?
A indústria: escolher uma floresta. Que produto você vende? A forma e o tamanho do bolo. A cadeia de valor ou quem fica com o dinheiro. A concorrência. Tremores perigosos. Os gastos e a proporção mágica. O regulador também concorre. O modelo norte-americano. Isso do futebol é diferente, 15

3. ESTRATÉGIAS: COMO JOGAMOS? Asterix e Obelix jogam futebol? Do Manchester ao Soria. O círculo virtuoso. Procurando vantagens competitivas. Globalizar essências. Posicionamento: teatros, galácticos e mais do que clubes. A execução: de associações locais a multinacionais, 43

4. O TIME VENCEDOR A fórmula ganhadora. Compromisso, equilíbrio e talento. Arquétipos: visionários, ombro e o Doutor Não. A formação e o desenvolvimento de um time, 73

5. LIDERANÇA: HOUSE, FRANK RIJKAARD E PEP GUARDIOLA Liderança e carisma. A formação da equipe. Características do líder. Liderança compartilhada, 97

6. RECURSOS HUMANOS: BOM CRITÉRIO E HIGIENE O pesadelo do diretor. Recrutar com bom critério. De Don Torcuato a Barcelona. Recrutar um líder. Formar vencedores. Craques de 12 anos. Inteligência intuitiva, olfato e ciência. Remunerações higiênicas: guia, variáveis e proatividade, 119

7. RAZÕES E EMOÇÕES NA MESA DE NEGOCIAÇÃO Preparar a negociação. O momento de negociar. Limites, cessões, contrapartidas e valor para a parte contrária. O preço de saída e a margem de negociação. O preço justo. Negociações ganha-ganha. Emoções na mesa. Culturas e comunicação, 151

8. INOVAÇÃO: A CIÊNCIA E A ARTE Cristovão Colombo e Apple. Defi nindo inovação. Inovar ou copiar. Surpreender sem perguntar. Movimento versus julgamento. A navalha inovadora de Occam. Limitar os riscos. Marketing ou arte, 179

9. DE VOLTA PARA O FUTURO O senso comum faz sentido. Mudar agora ou nunca. É o produto, estúpido! Agir antes da curva e esquecer o último euro. A vaidade é o meu pecado favorito. Sobre a intenção e o compromisso, 197

Sinopse

Ferran Soriano transformou o Barcelona em um dos mais festejados e promissores clubes espanhóis. Em sua gestão, profissionalizou o clube, refez a estrutura de negócio e hoje é certo afirmar que o Barcelona é uma empresa em ascensão. Baseado nessa experiência, ele escreveu o livro “A bola não entra por acaso”. Muito mais do que um livro de futebol, é um livro sobre gestão. É sobre como transformar empresas de qualquer segmento, mudar carreiras e dar um novo objetivo a cada uma das pessoas que deseja ser um profissional de sucesso.

Referência

SORIAN, Ferran. A bola não entra por acaso: estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. Princípio, 2013.