A cobertura midiática sobre o futsal masculino no Brasil: perspectiva dos atletas da seleção brasileira principal

Autores

Renato Francisco Rodrigues Marques, Wanderley Marchi Júnior

Periódico / Revista

Movimento

Cidade

Porto Alegre

Volume

v. 25

Páginas

p. 1-18

Ano

2019

ISSN

1982-8918

Resumo (pt)

O Brasil se destaca pelo número de praticantes e conquistas internacionais no futsal. Este esporte encontra-se em processo de consolidação da profissionalização de suas práticas no país. Consequentemente, a mídia torna-se fundamental para a atração de consumidores e investidores. O objetivo deste estudo foi investigar a perspectiva de jogadores brasileiros de elite de futsal relativa à cobertura midiática sobre este esporte no Brasil. Foram realizadas entrevistas com 21 jogadores da seleção brasileira masculina principal de futsal. Após análise temática, as categorias analíticas foram discutidas com base na Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu. Concluiu-se que, segundo os jogadores, o futsal ocupa um espaço desprestigiado na mídia esportiva, o que dificulta a atração de investimentos e desenvolvimento de carreiras. Os jogadores propõem ações ortodoxas que tentam se adaptar às normas do campo, de modo a alcançarem capitais econômicos e simbólicos que melhorem suas condições de trabalho e posição na estrutura social.

Abstract

Brazil has many futsal practitioners and is the main winner of world championships; professionalism is increasing in the country. Thus, the media play a key role in attracting consumers and investors. This study investigates the perspective of Brazilian elite male players on the media coverage. Semi-structured interviews were conducted with 21 national team members. After players’ discourses underwent thematic analysis, analytic categories were subjected to Pierre Bourdieu’s Theory of Fields. According to players, futsal is discredited in sports media coverage, hampering the attraction of investors and career development. Players propose orthodox actions to adapt to the rules of the field in order to gain economic and symbolic capitals that may improve their work conditions and social status.

Resumo (outro idioma)

Brasil se destaca por el número de practicantes y por las conquistas internacionales en futsal, y la profesionalización de sus prácticas se consolida en el país. Los medios son fundamentales para atraer a consumidores e inversores, y este estudio investigó la perspectiva de jugadores de élite sobre la cobertura mediática. Se realizaron entrevistas con 21 jugadores de la selección masculina principal. Las categorías analíticas fueron discutidas con base en la Teoría de los Campos de Pierre Bourdieu. Según los jugadores, el futsal tiene poco prestigio en la prensa deportiva, lo que dificulta inversiones y desarrollar carreras. Los jugadores proponen acciones ortodoxas para adaptarse a las normas del campo y alcanzar capitales económicos y simbólicos que mejoren sus condiciones de trabajo y su posición social.

Referência

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; MARCHI JúNIOR, Wanderley. A cobertura midiática sobre o futsal masculino no Brasil: perspectiva dos atletas da seleção brasileira principal. Movimento. Porto Alegre, v. 25, p. 1-18, 2019.