A competição na iniciação ao futebol: considerações sobre a organização do jogo e a participação no ambiente competitivo

Autores

Otávio Baggiotto Bettega, Alcides José Scaglia, Bruno Natale Pasquarelli, Marcelo Freitas Prestes, Felipe da Cunha Kssesinski, Larissa Rafaela Galatti

Periódico / Revista

Motrivivência

Cidade

Florianópolis

Volume

v. 32

Número

n. 62

Páginas

p. 1-17

Ano

2020

ISSN

2175-8042

Resumo (pt)

A competição na iniciação ao futebol configura um ambiente de aprendizagem, mas necessita ser organizada de forma adequada às características e possibilidades das crianças. O objetivo do ensaio teórico é apresentar possibilidades para a competição na iniciação ao futebol com base na estrutura, normas e funcionalidade do jogo e refletir acerca da participação no ambiente competitivo. A organização dos elementos estruturais e funcionais do jogo de futebol na etapa de iniciação precisa ser realizada a partir da compreensão do nível dos jogadores, na relação com a estruturação do espaço, comunicação na ação e relação com a bola. As relações estabelecidas entre jogadores, treinadores, árbitros e a família deve propiciar interações positivas, estabelecendo um ambiente seguro para as crianças. Assim, a competição na etapa de iniciação ao futebol deve ser pensada e arquitetada para potencializar o desenvolvimento das crianças, criando um ambiente de aprendizagem seguro.

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Educação física e treinamento; Esporte para jovens

Abstract

The beginning of football competition shapes one of the learning environments on youth sports, therefore, the children need to be properly organized to their own characteristics and possibilities. The aim of this theoretical framework is to demonstrate possibilities to the competition initiation, based on the structure, norms and game functionality and reflect concerning the competitive environment. We propose that the organization of the structural and functional elements of the soccer game in early phases should be realized from the understanding of the players’ level, mainly regarding the structuring of space, communication in action, and ball-player relationship. The relationships between players, coaches, referees and the family must provide positive interactions, establishing a safe environment for the youth players. Therefore, competition initiation in football must be thought and designed to aid the children’ development, setting up a safe learning environment.

KEYWORDS: Soccer; Physical education and training; Youth sports

Referência

BETTEGA, Otávio Baggiotto; SCAGLIA, Alcides José; PASQUARELLI, Bruno Natale; PRESTES, Marcelo Freitas; KSSESINSKI, Felipe da Cunha; GALATTI, Larissa Rafaela. A competição na iniciação ao futebol: considerações sobre a organização do jogo e a participação no ambiente competitivo. Motrivivência. Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 1-17, 2020.