Autores
Daniel Machado da Conceição, Alexandre Fernandez Vaz
Periódico / Revista
CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais
Cidade
Juiz de Fora
Número
n. 31
Páginas
p. 92-108
Ano
2020
Tema
Dossiê O lugar das Ciências Sociais nas pesquisas sobre futebol
ISSN
1981-2140
Resumo (pt)
O artigo aborda a formação de atletas no futebol de campo e sua relação com a escola, apresentando parte dos resultados obtidos em pesquisa com as categorias de base de dois clubes profissionais de Santa Catarina. Os resultados permitiram observar que a atual formação esportiva no futebol de campo favorece o desenvolvimento do que chamamos de descontinuidade na relação que o atleta constrói com a escola e consequentemente com a sua escolarização. O termo estudante-atleta indica dois papéis sociais compartilhados, o de estudante e o atleta. Os dois papeis são exercidos por meio de atitudes e posturas reconhecidas nas instituições que representam (escola e clube). Quando os juntamos, destacamos que o jovem parece estar na intersecção entre duas formações, uma dupla carreira. São projetos que muitas vezes são apresentados como incompatíveis e não relacionados. Propomos que ambas carreiras possam ser pensadas em sua complementariedade, isto é, uma favorecendo a outra. Para que essa transformação ocorra se faz necessário repensar os objetivos da formação e seu processo de desenvolvimento.
Palavras-chave: Ensino Médio; Dupla Carreira; Escolarização; Estudante-Atleta; Futebol.
Abstract
This paper discusses the education of young soccer players and their relationship with the school, presenting part of the results obtained in a research about the grassroots categories of two professional clubs in Santa Catarina. The results allowed us to observe that the current sports formation in soccer favors the development of what we call discontinuity in the relationship between athletes and school. The keyword student-athlete suggests two shared social roles, that of student and athlete. Both roles are played through attitudes in the school and in the club. When we put them together, we emphasize that the young soccer players seem to be at the intersection between two forms of education, a double career. These both projects are often presented as incompatible and unrelated. We propose that both careers can be thought in their complementarity, that is, one in favor of the other. For this transformation, it is necessary to rethink the objectives of education and its development process.
Keywords: High School; Double Career; Schooling; Student-Athlete; Soccer.