A construção de um ídolo futebolístico na imprensa: estudo de caso

Autores

Ronaldo Helal, Alvaro Vicente Graça Truppel Pereira do Cabo, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Camila Augusta Alves Pereira, João Paulo Vieira Teixeira

Periódico / Revista

Organicom

Volume

v.8

Número

n.15

Área de concentração

Comunicação

ISSN

1807-1236

Resumo (pt)

O artigo, perpassando as edições dos meses de abril, maio e junho de 2011 dos jornais O Globo (Rio de Janeiro) e O Estado de S. Paulo, procura investigar como a imprensa escrita está construindo a imagem do futebolista brasileiro Neymar (Neymar da Silva Santos Júnior). A pesquisa busca identificar quais recursos são acionados na tentativa de aproximar o jovem atleta à narrativa clássica do herói e/ou às “essencializações” que os brasileiros fazem de si mesmo. 

Abstract

The article aims to investigate how the media is building the public image of soccer player Neymar. In order to do this we analyzed the O Globo and Estado de S. Paulo newpapers during the months of April, May and June of 2011. The research proposes to identify what sources are activated in attempting to bring the young athlete to the classic narrative of the hero and/or the “essentializations” that Brazilians usually make of themselves.

Resumo (outro idioma)

El artículo, que repasa las ediciones de los meses de abril, mayo y junio de 2011 de los periódicos O Globo (Rio de Janeiro) y O Estado de S. Paulo, investiga cómo la prensa escrita está construyendo la imagen del futbolista brasileño Neymar (Neymar da Silva Santos Júnior). Se busca identificar qué recursos se accionan en el intento de aproximar al joven atleta a la narrativa clásica del héroe y/o a las “esencializaciones” que los brasileños hacen de si mismos. 

Observações

Link para o site da revista: www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/index 

Referência

HELAL, Ronaldo; CABO, Alvaro Vicente Graça Truppel Pereira do; MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli; PEREIRA, Camila Augusta Alves; TEIXEIRA, João Paulo Vieira. A construção de um ídolo futebolístico na imprensa: estudo de caso. Organicom. São Paulo, v.8, n.15, 2011.