A Copa do Mundo e as cidades

Autores

Fernanda Sánchez, Glauco Bienenstein, Fabrício Leal de Oliveira, Pedro Novais

Subtítulo

políticas, projetos e resistências

Editora

EDUFF/FAPERJ

Cidade

Niterói

Páginas

238

Ano

2014

ISBN

9788522810239

Sinopse

Os impactos, as resistências, as rupturas, as conquistas e o tão, ainda, abstrato legado da Copa 2014 para o povo brasileiro são abordados ao longo dos dez artigos que compõem esta coletânea.

A pesquisadora Anne-Marie Broudehoux, por exemplo, discute a construção da imagem urbana orientada por grandes eventos, que promove uma “visão idealizada da cidade, que tanto embeleza quanto falsifica a realidade”.

Outras questões são também tratadas sob um olhar criterioso de observação e análise, como: as tendências de perda de identidade, tanto da engenharia quanto da arquitetura nacionais; as manifestações de insatisfação da população e dos operários da obra do Maracanã; os sucessivos movimentos de resistência e insatisfação da sociedade civil que emergiram e se sucederam país afora e o recuo do governo estadual quanto às intervenções programadas para o estádio.

Referência

SáNCHEZ, Fernanda; BIENENSTEIN, Glauco; OLIVEIRA, Fabrício Leal de; NOVAIS, Pedro. (Orgs.).A Copa do Mundo e as cidades: políticas, projetos e resistências. Niterói: EDUFF/FAPERJ, 2014.