A cultura das figurinhas: as configurações de linguagens do colecionismo no álbum da Copa do Mundo FIFA 2018

Autores

Anderson Gurgel Campos, Helena Maria Afonso Jacob

Periódico / Revista

FuLiA / UFMG

Cidade

Belo Horizonte

Volume

v. 3

Número

n. 2

Páginas

p. 9-27

Ano

2018

Tema

Dossiê Sobre Copas do Mundo...

ISSN

2526-4494

Resumo (pt)

Desde 1970, o lançamento do álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo FIFA é um dos momentos mais esperados pelos fãs no período de preparação para esse megaevento esportivo. Para muitos, o Mundial de Futebol começa quando a febre das figurinhas toma escolas, parques, festas e conversas de botequim. Neste artigo estudamos o fenômeno do colecionismo no álbum da Copa do Mundo da Rússia 2018, sob o ponto de vista dos significados tanto deste objeto como das relações que os fãs desenvolvem com as figurinhas e com o álbum. O referencial teórico para a análise é a semiótica da cultura, de Iúri Lotman, além de aspectos centrais das teorias do jogo e dos megaeventos esportivos. O objetivo é contribuir para melhor entendimento da Copa do Mundo como texto da cultura e para a reflexão sobre as práticas realizadas nesse evento e seus impactos no público apaixonado por futebol.

Palavras-chave: Álbum de figurinhas; Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018; Colecionismo; Semiótica da cultura; Megaeventos esportivos.

Abstract

Since 1970, the official FIFA World Cup sticker album has been released as one of the most anticipated moments for fans in the run-up to this sports mega-event. For many, the World Cup starts when the fever of the stickers takes schools, parks, parties and bars. In this article we study the phenomenon of collectivism in the Russian World Cup 2018 sticker album, from the point of view of the meanings of both this object and the relationships that fans develop with the figurines and the album. The theoretical reference for the analysis is the semiotics of culture, by Iúri Lotman, as well as central aspects of game theories and sports mega-events. The objective is to contribute to a better understanding of the FIFA World Cup as a text of the culture and to the reflection on the practices carried out in this event and its impact on the public in love with football.

Keywords: Sticker Album; FIFA World Cup Russia 2018; Collecting; Semiotics of Culture; Sports Mega-events.

Referência

CAMPOS, Anderson Gurgel; JACOB, Helena Maria Afonso. A cultura das figurinhas: as configurações de linguagens do colecionismo no álbum da Copa do Mundo FIFA 2018. FuLiA / UFMG. Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 9-27, 2018.