A etnografia como método para a observação e cobertura de megaeventos esportivos

Autores

Elcio Cassola Padovez, José Eugênio de Oliveira Menezes

Periódico / Revista

Communicare

Cidade

São Paulo

Volume

v. 18

Número

n. 1

Páginas

p. 54-66

Ano

2018

ISSN

1676-3475

Resumo (pt)

A etnografia e a comunicação podem dialogar muito bem entre si, principalmente quando nos referimos à cultura e ao esporte. Neste ensaio, propomos que o uso de observações de campo e métodos, como o olhar participante ou atitude etnográfica, pode ajudar no enriquecimento do trabalho tanto do pesquisador acadêmico quanto do jornalista quando se trata da cobertura in loco dos megaeventos esportivos. A partir da ideia de Yves Winkin sobre uma nova Comunicação e de um périplo pelas ciências humanas ao longo dos séculos XX e XXI, passamos por nomes como Gregory Bateson, Dell Heymes e Ryszard Kapucinski, entre outros, com o intuito de construir um olhar etnográfico mais voltado ao campo social e cultural no contexto de megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Palavras-chave: Comunicação. Etnografia. Megaeventos esportivos. Copa do Mundo. Olimpíadas.

Abstract

Ethnography and communication can dialogue very well with each other, especially when we refer about culture and sport. In this essay, we propose that the use of field observations and methods, such as participant view or ethnographic attitude, can help to enrich the work of the academic researcher such as the journalist when it comes to the on-site coverage of sport mega-events. From the idea of Yves Winkin about a new communication and a tour of the human sciences throughout the 20th and 21st centuries, we came up with names such as Gregory Bateson, Dell Heymes and Ryszard Kapucinski, among others, with the aim of constructing a more ethnographic view focused on the social and cultural field within the World Cup and the Olympics.

Key-words: Communication. Ethnography. Sports mega-events. World Cup. Olympics.

Resumo (outro idioma)

La etnografía y la comunicación pueden dialogar muy bien entre ellas, especialmente cuando se trata de la cultura y el deporte. En este ensayo, se propone el uso de las observaciones de campo y otros métodos, como la mirada participante o actitud etnográfica, como maneras de ayudar en un enriquecimiento del trabajo del pesquisidor académico y del periodistas en coberturas in loco de los mega eventos deportivos. A partir de ideas de Yves Winkin a cerca de una nueva comunicación y de un periplo de las ciencias humanas al largo de los siglos XX y XXI, pasamos por nombres como Gregory Bateson, Dell Heymes y Ryszard Kapuscinksi y otros, con la finalidad de construir una mirada etnográfica más al campo social y cultural en las Copas del Mundo y Olimpíadas.

Palabras-clave: Communication. Ethnography. Sports mega-events. World Cup. Olympics.

Referência

PADOVEZ, Elcio Cassola; MENEZES, José Eugênio de Oliveira. A etnografia como método para a observação e cobertura de megaeventos esportivos. Communicare. São Paulo, v. 18, n. 1, p. 54-66, 2018.