A Fortaleza da Copa do Mundo: o legado como ferramenta de legitimação do megaevento esportivo

Autores

Silvia Helena Belmino, Alissa Carvalho

Periódico / Revista

Estudos em Jornalismo e Mídia

Cidade

Florianópolis

Volume

v. 11

Número

n. 2

Páginas

p. 390-401

Ano

2014

Tema

Dossiê Esporte e Mídia

ISSN

1984-6924

Resumo (pt)

Escolhida para abrigar alguns jogos da Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 2014, Fortaleza teve de passar por um processo de transformação e investimentos em estrutura e em propaganda pelos governos estadual e municipal. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar de que maneira a apresentação das principais obras para a Copa no caderno esportivo do Jornal O Povo contribuiu para elaboração da imagem de Fortaleza para a população local, como forma de justificar o fato de sediar o megaevento esportivo. Dentre os objetivos específicos, procurou-se compreender também o papel das intervenções na solidificação de Fortaleza como destino turístico. O recorte utilizado neste artigo são matérias veiculadas no período entre agosto de 2012 a junho de 2013, principalmente o material referente à Copa das Confederações, evento-teste para a Copa do Mundo, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009).

Palavras-chave Legado, Jornalismo esportivo, Imagem, Megaeventos esportivos.

Abstract

Chosen to host some of the FIFA World Cup 2014 games, Fortaleza had to undergo a transformation process, with infrastructure and marketing investments made by the state and the city government. Th is article has the goal to identify and analyze how the main interventions of the World Cup and the way they were presented by the sports section of the O Povo newspaper helped to create an image of the city to the local people, as a way to justify hosting the sports mega-event. Among the specifi c goals, the research also tried to understand the role held by the interventions in consolidating Fortaleza as a touristic destination. News published between August 2012 and June 2013, mainly the texts about the Confederations Cup, the event that works as a test for the World Cup, were analyzed using the content analysis as proposed by Bardin (2009).  Keywords Legacy, sports journalism, Image, Sports mega-events

Referência

BELMINO, Silvia Helena; CARVALHO, Alissa. A Fortaleza da Copa do Mundo: o legado como ferramenta de legitimação do megaevento esportivo. Estudos em Jornalismo e Mídia. Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 390-401, 2014.