A fortaleza da Copa do Mundo: representações sociais e consumo na cidade-sede

Autores

Alissa Cendi Vale de Carvalho, Silvia Helena Belmino

Periódico / Revista

Communicare

Cidade

São Paulo

Volume

v. 18

Número

n. 1

Páginas

p. 100-114

Ano

2018

ISSN

1676-3475

Resumo (pt)

O artigo investiga de que forma jornais de Fortaleza (CE) construíram representações sociais da cidade-sede e guiaram os percursos de consumo na cidade durante a Copa do Mundo de 2014. Com base na teoria sobre cidade-mercadoria e representações sociais, a pesquisa categoriza aspectos, características e regiões de Fortaleza mencionados em notícias de dois jornais locais e utiliza Análise de Discurso Crítica para identificar as representações. Conclui-se que o jornalismo local reforça rotas turísticas historicamente construídas e baseia-se na beleza da cidade, na hospitalidade do povo e no clima festivo para formatar o produto Fortaleza.

Palavras-chave: Fortaleza; Consumo; Jornalismo; Cidade-mercadoria.

Abstract

The article investigates how newspapers in Fortaleza (CE) built social representations of the host city and guided the consumption routes in the city during the 2014 World Cup. Based on the theoretical contributions of commodity city and social representations, the research categorizes aspects, characteristics and regions of Fortaleza mentioned in texts of two local newspapers and uses Critical Discourse Analysis to identify representations. In conclusion, local journalism reinforces historical tourist routes and, in general, is based on the beauty of the city, the hospitality of the people and the festive atmosphere to build Fortaleza as a product.

Key-words: Fortaleza; Consumption; Journalism; Commodity city.

Resumo (outro idioma)

El artículo investiga de qué forma los periódicos de Fortaleza (CE) construveron representaciones sociales de la ciudad-sede y guiaron los recorridos de consumo en la ciudad durante la Copa del Mundo de 2014. Con base en la teoria en ciudad-mercancía y representaciones sociales, la investigación clasifica aspectos, características y regiones de Fortaleza mencionados en noticias de dos periódicos locales y utiliza Análisis de Discurso Crítico para identificar las representacionces. Se concluye que el periodismo local refuerza rutas turísticas históricamente construídas y se basa en la beleza de la ciudad, en la hospitalid del Pueblo y en el clima festivo para dar formato al produto Fortaleza.

Palabras-clave: Fortaleza; Consumo; Periodismo; Ciudad-mercancía

Referência

CARVALHO, Alissa Cendi Vale de; BELMINO, Silvia Helena. A fortaleza da Copa do Mundo: representações sociais e consumo na cidade-sede. Communicare. São Paulo, v. 18, n. 1, p. 100-114, 2018.