A história das camisas dos 10 maiores times da Europa

Autores

Mauricio Rito, Rodolfo Rodrigues

Editora

Panda Books

Cidade

São Paulo

Tema

Uniformes de clubes de futebol

Área de concentração

Futebol Europeu

Páginas

216

Ano

2013

ISBN

9788578882709

Sinopse

Arsenal, Barcelona, Bayern, Chelsea, Internazionale, Juventus, Liverpool, Manchester United, Milan e Real Madri são dez dos clubes mais populares e poderosos da Europa. Muitos brasileiros os têm como segundo time e vestem a camisa, literalmente.

Qual foi o primeiro fardamento de uma equipe fundada ainda no século XIX? Como estava vestido o esquadrão que venceu aquele grande grande campeonato? Em que ano o time começou a usar o uniforme mais famoso? Há algum uniforme bizarro no meio dessa rica história? Em A História das camisas dos 10 maiores times da Europa, o leitor terá o modelo de todas as camisas dos dez clubes citados, desde sua fundação. No total, são cerca de 1400 desenhos. Alguns bem curiosos como a camisa verde e amarela do Manchester United no início de sua história, o azul-celeste usado pelo Bayer que remete às suas origens, a força que o Corinthian – clube inglês que também influenciou o Corinthians Paulista – exerceu nos primeiros uniformes do Real Madri, e várias outras informações que estão ao longo das 216 páginas do livro.

Ao final, há também a relação de todas as 48 finais da Liga dos Campeões da Europa, com o desenho exato das camisas dos times que estavam no jogo decisivo.

Referência

RITO, Mauricio; RODRIGUES, Rodolfo. A história das camisas dos 10 maiores times da Europa. São Paulo: Panda Books, 2013.