A invasão corinthiana –Rio, 05 de dezembro de 1976

Autores

Plínio Labriola Negreiros

Periódico / Revista

Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política

Número

n.9

Páginas

p.114-127

Área de concentração

Ciências Sociais

ISSN

19826672

Resumo (pt)

Este trabalho analisa fenômenos em torno uma partida de futebol, entre Corinthians e Fluminense em dezembro de 1976, na qual ocorre o maior deslocamento de torcedores que se conhece na história do Brasil: entre 60 e 70 mil. Emerge dessa partida e da presença dos corinthianos no Rio de Janeiro os mais diversos aspectos de um país sob uma ditadura militar, assim como emerge uma cidade como São Paulo, palco de um fervor cívico-esportivo pouca vezes visto. E o Rio de Janeiro, uma “cidade invadida”.
 

Abstract

This work analyzes phenomena in lathe a soccer start, between Corinthians and Fluminense in December of 1976, in which occurs the biggest shift of supporters that if knows in the history of Brazil: between 60 and 70. It emerges of this start and the presence of the corinthianos in Rio de Janeiro the most diverse aspects of a country under a military dictatorship, as well as emerges a city as São Paulo, stage of a civicesportivo fervor few times seen. And the Rio de Janeiro, an “invaded city”.
 

Observações

Link para a revista: www.pucsp.br/revistaaurora

Referência

NEGREIROS, Plínio Labriola. A invasão corinthiana –Rio, 05 de dezembro de 1976. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política. São Paulo, n.9, p.114-127, 2010.