A mídia e o ídolo Ronaldo: analisando as matérias da Folha online (2002-2009)

Autores

Everton de Albuquerque Cavalcanti, André Mendes Capraro

Periódico / Revista

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Volume

v.35

Número

n.3

Páginas

p. 741-755

Área de concentração

Ciências do Esporte

ISSN

01013289

Resumo (pt)

A globalização tem levado a informação aos mais diversos locais, possibilitando a exposição da imagem dos ídolos esportivos por todo o planeta. O esporte tem sido considerado um exemplo para a formação de ídolos. Para tanto, faz-se necessário entender essa questão sociocultural: a relação interdependente do ídolo com a imprensa e o torcedor. O objetivo do presente estudo é de investigar como a imprensa retrata a imagem do ídolo Ronaldo “Fenômeno” e como isso se expressa no ideal do torcedor. A principal conclusão foi que a imprensa retrata a imagem do Ronaldo de acordo com os acontecimentos de sua vida pessoal e esportiva. Ou seja, quando a fase é positiva, o atleta é caracterizado como exemplo a ser seguido. Porém, quando a fase é negativa, é passível de críticas.
 

Abstract

Globalization has brought the information to several sites, enabling the display of the image of sports heroes around the globe. Sport has been considered fertile ground for the formation of idols. Therefore, it is necessary to understand the sociocultural issue: the interdependent relationship of the idol with the press and fans. The aim of this study is to investigate how the media portrays the image of the idol Ronaldo and how it expresses itself in the ideal of the fans. The main conclusion was that the media portrays the image of Ronaldo in accordance with the events of his personal life and sports. Namely, when the phase is positive, the athlete is featured as an example to be followed. However, when the phase is negative, it is open to criticism.
 

Resumo (outro idioma)

La globalización ha traído consigo la información de varios sitios, lo que permite la visualización de la imagen de los héroes deportivos de todo el mundo. El deporte ha sido considerado como un terreno fértil para la formación de los ídolos. Por lo tanto, es necesario entender la cuestión socio-cultural: la relación de interdependencia del ídolo con la prensa y los fans. El objetivo de este estudio es investigar cómo los medios representan la imagen del ídolo de Ronaldo y la forma en que se expresa en el ideal de los aficionados. La conclusión principal fue que los medios retratan la imagen de Ronaldo de conformidad con los acontecimientos de su vida personal y deportiva. Es decir, cuando la fase es positiva, el atleta se presenta como un ejemplo a seguir. Sin embargo, cuando la fase es negativa, está abierto a la crítica. 

Observações

Link para a revista: www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/index     

Referência

CAVALCANTI, Everton de Albuquerque; CAPRARO, André Mendes. A mídia e o ídolo Ronaldo: analisando as matérias da Folha online (2002-2009). Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v.35, n.3, p. 741-755, 2013.