A noção de brasilidade no jornalismo Anglo-Saxão

Autores

Gabriel de Lima Alves Cortez

Subtítulo

uma análise do discurso de jornais norte-americanos e ingleses no período da Copa do Mundo FIFA 2014

Orientador

José Carlos Marques

Banca

Claudio Bertolli Filho, Rosana de Lima Soares

Faculdade / Instituição

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestre em Comunicação

Ano

2017

Páginas

201

Cidade

Bauru

Resumo (pt)

O presente estudo tem o objetivo de compreender a maneira com que quatro dos principais veículos do jornalismo anglo-saxão retrataram o Brasil e os brasileiros durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Interessa perceber como as noções de brasilidade são descritas pela imprensa estrangeira – especificamente, por veículos de comunicação dos Estados Unidos e da Inglaterra. Ambas as nações aparecem com frequência no discurso dos brasileiros em relação às ideias de cultura, de organização e de civilização (em um sentido positivista dos termos); além disso, constituem-se como duas de nossas fontes de alteridade mais proclamadas (como indica Renato Ortiz). Mas, afinal, o que definiria o Brasil como “nação” e o que nos diferenciaria de outros povos? Existiria, de fato, um “caráter” nacional? Pontualmente, seríamos vistos como “o” “País do futebol” aos olhos da imprensa estrangeira? É o que se busca compreender neste estudo, a partir da análise dos textos do corpus e da leitura de autores da historiografia nacional e da Comunicação Esportiva que, via futebol, procuram um entendimento do que é o simbólico “ser” brasileiro. A fundamentação teórica, a discussão dos resultados e as considerações se baseiam em fundamentos da Análise do Discurso Francesa, na noção de interculturalidade e nos Estudos Culturais. Sob este referencial, prosseguimos uma Análise do Discurso dos jornais The New York Times, The Wall Street Journal, The Times e The Guardian, em textos sobre o Mundial-2014, a fim de identificar se as noções de brasilidade comparecem nesses periódicos de maneira essencialista ou de maneira plural.

Abstract

This study aims to understand the way that in which four of the main vehicles of Anglo-Saxon journalism portrayed Brazil and the Brazilians during the 2014 Football World Cup. Our interest here is to verify how the Brazilianness notions are described by the foreign press – specifically, by media of United States and England. Both coutnries appear frequently in Brazilians’ discourses about “culture”, organization and civilization (in a positivist sense of these terms); more than that, they are two of our more proclaimed sources of otherness by common sense and even by the academy (as shown Renato Ortiz). However, ultimately, what defines Brazil as a “nation” and what differentiates us from other people? In fact, does really exists a “national” character? And, beyond that, how some of the most important US and English media discourses operate these representations? How the foreign journalistic discourses contribute to the construction of a “Brazilianness”? That is what we will seek to understand with this research. The theoretical foundation, the results and the final considerations is based on concepts of French Discourse Analysis and on Cultural Studies. The collection of material was done in reports published before, during and after the World Cup2014 in digital versions of The New York Times, The Wall Street Journal, The Times and The Guardian.

Sumário

INTRODUÇÃO, 13

1 JORNALISMO, MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E LUGARES COMUNS, 18
1.1 Esporte moderno, sociedade midiatizada e globalização, 18
1.2 O discurso jornalístico como construção social, 22
1.3 O jornalismo internacional em tempos de globalização e digitalização, 26
1.4 Histórico e apresentação dos jornais, 29

2 MÍDIA, CULTURA E IDENTIDADES BRASILEIRAS, 40
2.1 Cultura brasileira e identidades nacionais, 40
2.2 Os conceitos de cultura e de identidades culturais nacionais, 44
2.3 Mídia, identidade cultural e poder simbólico: o jornalismo como dispositivo discursivo, 47
2.4 O “País do futebol” e a “crise das identidades clássicas”, 50

3 SOBRE OS ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, 54
3.1 Sobre o corpus e as etapas de pesquisa, 54
3.2 Sobre a Análise do Discurso e os procedimentos metodológicos, 59

4 SOBRE AS ANÁLISES, 63
4.1 O discurso de The New York Times na Copa do Mundo FIFA 2014, 63
4.2 O discurso de The Guardian na Copa do Mundo FIFA 2014, 74
4.3 O discurso de The Times na Copa do Mundo FIFA 2014,84
4.4 O discurso de The Wall Street Journal na Copa do Mundo FIFA 2014, 91

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 102

REFERÊNCIAS, 106

Referência

CORTEZ, Gabriel de Lima Alves. A noção de brasilidade no jornalismo Anglo-Saxão: uma análise do discurso de jornais norte-americanos e ingleses no período da Copa do Mundo FIFA 2014. 2017. 201 f. Dissertação (Mestre em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017.