A percepção dos adeptos de futebol em relação aos investimentos dos patrocínios sobre as organizações desportivas

Autores

João Sobral

Orientador

Ferreira Cascão

Faculdade / Instituição

Instituto Politécnico Administração de Marketing

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Gestão de Marketing

Ano

2015

Páginas

119

Cidade

Lisboa

Resumo (pt)

A oportunidade que me foi oferecida, de fazer parte da direção de um clube de futebol da primeira divisão portuguesa, despertou em mim um especial interesse em estudar a vertente dos patrocínios nos clubes de futebol. A minha função seria efetuar uma análise financeira e comercial no peso dos patrocínios, da sua estrutura através dos seus valores de investimento e encontrar novas fontes de financiamento para este tipo de organização, ou seja, gerir as parcerias com os patrocínios. Nos dias de hoje, os clientes tornaram-se cada vez mais exigentes e na indústria do futebol a exigência esteve sempre presente, especialmente em relação aos adeptos, também muito por culpa das redes sociais. Este facto deve-se ao ambiente que é vivido no mundo do futebol. Assim sendo, decidi estudar a percepção dos adeptos perante o peso financeiro de todos os tipos de patrocinadores nas organizações desportivas, porque são eles o principal target das organizações e dos patrocínios neste ramo de atividade. Verificamos que os adeptos estão conscientes dos investimentos dos patrocínios nas organizações desportivas no seio dos seus clubes de futebol, isto porque, apesar de apoiarem o seu investimento, os mesmos reagem favoralmente quando são confrontados diretamente pelas marcas. Consequentemente, as organizações desportivas exploram, cada vez mais esta oportunidade de investimento, pois ajudam os clubes a criar melhores condições na sua estrutura física, ficam com uma melhor saúde financeira e possibilitam a garantia da sua sustentabilidade.

Abstract

The opportunity offered me to be part of the leadership of a football club from the Portuguese first division gave me the special interest in studying aspects of sponsorship of football clubs. My job would make a financial and commercial analysis of the weight of sponsorship and structure through their investment values and finding new sources of funding for this type of organization, in other words, managing partnerships with sponsorships. Nowadays customers have become more demanding, and in the football industry the demand was always present, too much the fault of social networks lately. The reason is the environment that is experienced in football, so I decided to study the perception of the fans before the financial weight of all types of sponsors in sports organizations, because they are the main target of organizations and sponsorships in the sports industries. We noticed that the fans are made aware of the importance of investments of the sponsor in sports organizations within their football clubs, because although they support your investment, they react well when confronted directly by the brands. The sports organizations are increasingly exploring this investment opportunity, because despite it helps to create a better conditions in its structure, the clubs became better in financial health and ensure its sustainability.

Sumário

I – INTRODUÇÃO, 11

II – MARKETING DESPORTIVO : ENQUADRAMENTO,14
A ESTRATÉGIA DO MARKETING DESPORTIVO, 14

III-MARKETING MIX NO DESPORTO, 15
O PROCESSO DO MARKETING-MIX NO DESPORTO: O PRODUTO, 15
GRUPOS DE PRODUTOS DO F.C.PORTO, 16
GRUPOS DE PRODUTOS DO S.L.BENFICA, 17
GRUPOS DE PRODUTOS DO SPORTING C.P, 17
PROCESSO DE MARKETING-MIX NO DESPORTO: O PREÇO, 18
OS PREÇOS DOS ARTIGOS E BILHETES NAS ORGANIZÇOES DESPORTIVAS, 20
O PROCESSO DO MARKETING-MIX NO DESPORTO: A DISTRIBUIÇÃO, 20
CANAL DE DISTRUIBUIÇÃO DO F.C.PORTO, 23
CANAL DE DISTRUIBUIÇÃO DO S.L.BENFICA, 24
CANAL DE DISTRUIBUIÇÃO DO SPORTING C.P, 24
O PROCESSO DO MARKETING-MIX NO DESPORTO: A PROMOÇÃO, 25
O PROCESSO DO MARKETING-MIX NO DESPORTO: EVIDÊNCIA FÍSICA “ Physical Evidence”, 28
O PROCESSO DO MARKETING-MIX NO DESPORTO: PESSOAS“ PEOPLE”, 29
O PROCESSO DO MARKETING-MIX NO DESPORTO: PROCESSO, 30
“PROCESS”, 30
O PROCESSO DO MARKETING-MIX NO DESPORTO: PRODUTIVIDADE, 31
“PRODUCTIVITY”, 31
OS 8P´S DO MARKETING, 33

IV – O PATROCINADOR NO MUNDO DESPORTIVO, 33
OBJETIVO DOS PATROCINADORES, 34
CATEGORIA DOS PATROCINADORES, 34

V – MARKETING DIGITAL, 36

VI- NEUROMARKETING, 40

VII –IMPACTO DAS TÉCNICAS DE MARKETING, 41

VIII – BENCHMARKETING, 42

IX- METODOLOGIA, 49
1.OBJETIVOS DE ESTUDO, 51
2.AMOSTRA, 52
3.INSTRUMENTOS, 52
4.PROCEDIMENTOS, 55
5.TRATAMENTO DE DADOS, 56

X – APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS, 57
ANÁLISE DA ENTREVISTA AOS DIRIGENTES DE FUTEBOL PROFISSIONAL, 85

XI – DISCUSSÃO DE RESULTADOS, 89

XII -CONCLUSÕES, 100

XIII – BIBLIOGRAFIA, 107

XIV -NETGRAFIA, 111
XV – ANEXOS, 113

Referência

SOBRAL, João. A percepção dos adeptos de futebol em relação aos investimentos dos patrocínios sobre as organizações desportivas. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Marketing) - Instituto Politécnico Administração de Marketing, Lisboa, 2015.