A publicidade no Rádio como fator de construção da identidade nacional: o caso da partida final da Copa do Mundo de futebol de 1970

Autores

Camila Augusta Alves Pereira

Periódico / Revista

Rádio-Leituras

Volume

v.2

Número

n.1

Área de concentração

Comunicação

ISSN

2179-6033

Resumo (pt)

O presente trabalho faz um resgate da publicidade radiofônica inserida durante a transmissão do jogo final da Copa do Mundo de 1970, conquistada pelo Brasil, no México. Apresenta ainda uma breve análise da formação do discurso publicitário no meio radiofônico, repleto de significação simbólica, que nos leva a compreender como este pode ter contribuído para a construção, ou afirmação, da identidade nacional no país do futebol. 

Abstract

This paper recovers the radio advertising conveyed during the transmission of the final game of the 1970 World Cup, won by Brazil, in Mexico. It also presents a brief analysis of the formation of the advertising speech in the radio media, full of symbolic meaning, which allows us to understand how this could have contributed to the construction, or affirmation, of the national identity in the country of football. 

Resumo (outro idioma)

El presente trabajo es un rescate de la publicidad en radio insertada durante la transmisión de la final de la Copa del Mundo de 1970, ganada por Brasil en México. También presenta un breve análisis de la formación del discurso en el medio del radio, lleno de significado simbólico, que nos lleva a entender cómo este puede tener contribuido para la construcción, o la afirmación de la identidad nacional en el país del fútbol.
 

Observações

Link para o site da revista: radioleituras.wordpress.com/ 

Referência

PEREIRA, Camila Augusta Alves. A publicidade no Rádio como fator de construção da identidade nacional: o caso da partida final da Copa do Mundo de futebol de 1970. Rádio-Leituras. Santa Maria, v.2, n.1, 2011.