Alinhamento estratégico de clubes de futebol ao ambiente de negócios

Autores

Maria Lúcia Soares de Carvalho

Subtítulo

uma análise dos clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro

Orientador

Antônio Carlos dos Santos

Banca

Daniel Carvalho de Rezende, Márcio Norberto Farias

Faculdade / Instituição

Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal Lavras

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Ano

2009

Páginas

75

Cidade

Lavras

Resumo (pt)

Embora o Brasil possua o melhor futebol do mundo e represente um grande negócio para os seus investidores, nota-se que a maioria dos clubes ligados a este esporte precisa avançar em relação à profissionalização de sua gestão. Mediante este cenário, surgiu o interesse da realização deste estudo que, por sua vez, teve como propósito avaliar o alinhamento estratégico dos Clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro ao ambiente de negócios do futebol. Para um primeiro contato com a situação a ser pesquisada, foi realizado um estudo exploratório a fim de descrever o ambiente de negócios do futebol no qual os dois clubes estão inseridos. Na fase seguinte, conduziu-se uma pesquisa descritiva qualitativa junto aos gestores dos clubes analisados, procurando identificar a estrutura, a dinâmica e as estratégias gerenciais utilizadas na administração dos mesmos. Por fim, procurou-se verificar o alinhamento estratégico dos clubes ao seu Ambiente de Negócios. Com base nos resultados da pesquisa, constatou-se que o Cruzeiro Esporte Clube, além de apresentar um número maior de variáveis alinhadas ao seu Ambiente de Negócios, tem procurado ajustar os seus recursos e seus processos com as estratégias de atuação no mercado. O Clube Atlético Mineiro, por sua vez, dispõe de um número menor de variáveis alinhadas ao ambiente de negócios decorrentes de instabilidades internas verificadas no período, bem como a falta de títulos significativos nos campeonatos que disputou.

Abstract

Although Brazil practices the best soccer of the world, and that represents a great business for its investors, a lot of Brazilian football clubs still have to improve their management performance. Based on this scenario, this study aimed to assess the strategic alignment of Atletico Mineiro and Cruzeiro with its business environment. Firstly, an exploratory study was undertaken with the objective to describe the football club’s business environment. To identify the structure, dynamics and managerial strategies, a qualitative descriptive research was conducted with managers from both clubs. Finally, the strategic alignment of these football clubs to its business environment was verified. The results showed that Cruzeiro Esporte Clube has more variables aligned to its business environment. In addition, this football club tries to adjust its resources and processes with its market strategies. In the other hand, the research demonstrated that Atletico Mineiro has a small number of variables aligned to its business environment, mainly because it’s internal instability, as well as the lack of significant trophies during the last seasons.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 1

2 OBJETIVOS DA PESQUISA, 3

3 REFERENCIAL TEÓRICO, 4
3.1 Ambiente de negócios, 4
3.1.1Ambiente organizacional, 4
3.1.1.1 Ambiente interno, 6
3.1.1.2 Ambiente externo, 8
3.2 Ambiente institucional, 10
3.3 Estratégias gerenciais, 11
3.3.1 Planejamento estratégico, 13
3.4 Alinhamento estratégico, 17

4 METODOLOGIA, 21
4.1Tipos de pesquisa,  21
4.2 Objeto de estudo, 21
4.3 Método de coleta de dados, 22
4.4 Análise e interpretação dos dados, 23

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES, 25
5.1 Descrição do ambiente de negócios dos clubes de futebol, 25
5.1.1 Ambiente de negócios nacional, 25
5.1.2 Ambiente de negócios internacional, 36
5.2 Estrutura, dinâmica e estratégias gerenciais utilizadas na administração dos clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro, 43
5.2.1 Clube Atlético Mineiro, 43
5.2.2 Cruzeiro Esporte Clube, 50
5.3 Alinhamento estratégico dos clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro ao ambiente de negócios do futebol, 55
5.3.1 Ambiente interno, 56
5.3.2 Ambiente externo, 61
5.3.3 Estratégias gerenciais, 62

6 CONCLUSÃO, 65

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 68
ANEXO, 76

Referência

CARVALHO, Maria Lúcia Soares de. Alinhamento estratégico de clubes de futebol ao ambiente de negócios: uma análise dos clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro. 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal Lavras, Lavras, 2009.