Análise das Redes de Relacionamento no Esporte

Autores

Maria Cecilia Pinto Marques

Subtítulo

Estudo do caso de um clube de futebol

Orientador

Frederico A. Azevedo de Carvalho

Banca

Letícia Casotti, Manoel Tubino

Faculdade / Instituição

Instituto de Pós Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Ano

2002

Páginas

150

Cidade

Rio de Janeiro

Resumo (pt)

O número de estudos no campo esportivo ainda é bastante reduzido e os existentes são, principalmente, sobre patrocínio esportivo. A pesquisa teve caráter exploratório e procurou-se mapear a rede esportiva e definir como o poder e a dependência são distribuídos entre os atores.
Foi feito um estudo de caso no futebol do Fluminense Football Club. Os dados foram analisados qualitativamente e obtidos através de entrevistas semiestruturadas com atores diretamente envolvidos nos casos e com outros profissionais que poderiam ajudar a esclarecer o problema proposto. No total, foram entrevistadas 16 pessoas.
As análises foram estruturadas através das relações duais: televisãoesporte, esporte-patrocinador e televisão-patrocinador. Observou-se que a Globo Esporte, representando a Rede Globo e o Sportv, é a grande detentora do poder dentro da relação, pois, além de ser a única empresa de transmissão capaz de pagar os atuais valores dos direitos de futebol, oferece um recurso essencial para as entidades esportivas e para os patrocinadores, a exposição. Os patrocinadores também são importantes para as entidades esportivas, pois representam em média 25% das receitas dos clubes, porém não são insubstituíveis. Por sua vez, as entidades esportivas fornecem o produto, o esporte, mas, em função de sua vulnerabilidade financeira, ficam com seu poder reduzido na rede.

Abstract

There aren’t many studies about sports and those that exist are about sport sponsorships. The research was exploratory and has the scope of mapping the sport network and defining to what extent the power and the dependence are divided among the players. A case study was performed in relation to soccer at the Fluminense Football Club. The data were qualitatively analysed and obtained by means of semi-structured interviews with 16 people which were directly involved in the case and with other professionals who contributed to clarify the issues raised in the study.
The analysis were structured based on the following dyadic relationships: television-sport, sport-sponsor and television-sponsor. We noted that Globo Esporte, that represents Rede Globo and Sportv, has the strongest power in the network. It’s the only transmission company that is able to afford the current amounts involved in the soccer’s rights and to offer a fundamental resource to sports entities and sponsors, which is promoting their image. The sponsors are also important to the sports entities because they represent in general 25% of the income of the club, in spite of the fact that they can be replaced. The sports entities supply the product, the sport, but because of their financial vulnerability, they bear little power in the network.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 1
1.1. IMPORTÂNCIA, 1
1.2 OBJETIVO, 4
1.3 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO, 5

2. REVISÃO DE LITERATURA:, 6
2.1 ESPORTE NO BRASIL E NO MUNDO, 6
2.1.1 Indústria do Esporte, 6
2.1.2 Produto, Preço e Consumidor, 9
2.1.3 Governo e Legislação, 11
2.1.4 Estrutura da Organização Esportiva, 15
2.2 MARKETING ESPORTIVO, 18
2.2.1 Definição de Marketing Esportivo, 20
2.2.2 Negócios em Marketing Esportivo, 22
2.3 PATROCÍNIO ESPORTIVO, 24
2.3.1 Definição de Patrocínio, 27
2.3.2 Processo de Tomada de Decisão e Seleção do Patrocínio, 31
2.3.3 Futuras Direções do Patrocínio, 37
2.4 LIGAÇÃO ENTRE ESPORTE E MÍDIA, 39
2.4.1 Transmissão de TV, 46
2.5 REDE DE RELACIONAMENTO, 50
2.5.1 Conceitos e Estrutura, 50
2.5.2 Análise da Rede, 53
2.5.3 Rede de Relacionamento entre Mídia, Esporte e Patrocinador, 55
2.5.4 Cadeia de Relacionamento no Futebol, 62

3 METODOLOGIA, 64
3.1 TIPO DE PESQUISA, 64
3.2 COLETA DE DADOS, 65
3.3 TRATAMENTO DOS DADOS, 65
3.4 LIMITAÇÕES DO MÉTODO, 66

4 ESTUDO DE CASO, 67
4.1 Descrição dos Atores e Relações, 70
Fluminense Football Club, 70
UFA Sulamérica – Sportfive, 73
Adidas, 76
Unimed- RJ, 79
Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, 81
Globo Esporte, 85
Sportv, 88
4.2 Relação entre Televisão, Esporte e Patrocinador, 92
Relação Televisão-Esporte, 92
Relação entre Esporte e Patrocinador, 115
Relação entre Televisão e Patrocinador, 120
Agentes de Mudança na Rede Esportiva, 126

5 CONCLUSÃO, 132
5.1 CONCLUSÃO DO ESTUDO, 132
5.2 CAMPOS DE PESQUISAS FUTURAS, 135

BIBLIOGRAFIA, 137
ANEXOS,  144
ANEXO 1: Roteiro das Entrevistas, 145
ANEXO 2: Lista dos Entrevistados, 146
ANEXO 3: Plano de Cota de Transmissão e Patrocinadores da Bandeirantes-Traffic em 2001, 148
ANEXO 4: Tabela das Maiores Audiências da Rede Bandeirantes/ Ano 2001, 150

Referência

MARQUES, Maria Cecilia Pinto. Análise das Redes de Relacionamento no Esporte: Estudo do caso de um clube de futebol. 2002. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Pós Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.