Análise do efeito de constrangimentos instrucionais sobre a performance desportiva no futebol

Autores

Ivan Raphael Valente Venâncio

Orientador

Pedro Tiago Esteves

Co-rientador

Bruno Travassos

Faculdade / Instituição

Instituto Politécnico da Guarda

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Treino Desportivo

Ano

2018

Páginas

55

Cidade

Guarda

Resumo (pt)

O presente trabalho teve como objetivo analisar o efeito de constrangimentos instrucionais sobre a performance desportiva no futebol. A amostra do estudo foi constituída pelos 18 futebolistas do escalão de Iniciados B do Clube Desportivo de Estarreja. Simularam-se três cenários distintos de em situações de jogo reduzido de 6v6: i) risco; ii) conservador; iii) neutro. A performance dos jogadores foi filmada e todos os jogadores de campo foram monitorizados através de dispositivos de geolocalização (GPS). Por observação indireta, com recurso às imagens vídeo, contabilizaram-se as frequências de ocorrência de um conjunto de indicadores de performance de natureza notacional. Em paralelo, calcularam-se um conjunto de variáveis de natureza tempomovimento. Os resultados expressaram diferenças significativas entre os diferentes cenários de jogo nas seguintes variáveis: i) remate ao lado, ii) total de remates, iii) passes interceptados no meio-campo defensivo, iv) toques na bola no meio-campo ofensivo e v) toques na bola em condução no meio-campo ofensivo. Conclui-se assim que os constrangimentos instrucionais influenciaram de forma determinante a performance dos participantes neste estudo, com especial incidência na dimensão notacional. Em paralelo, registou-me um impacto diferenciado dos diferentes cenários de jogo o que sublinha a forma como diferentes constrangimentos canalizam o comportamento orientado para objetivos particulares.

Palavras-Chave: futebol, constrangimentos instrucionais, performance desportiva.

Abstract

The objective of this study was to analyze the effect of instructional constraints on sports performance in soccer. The sample of the study was constituted by 18 players of the under-15 team of the Sports Club of Estarreja. Three different game scenarios were prescribed during a 6v6 small sided game situation: i) risk; ii) conservative; iii) neutral. Players’ performance was filmed and all infield players were monitored using GPS devices. Several performance indicators were analyzed and notated by considering video images of players performance. Time-motion analysis was also computed. Results indicated significant differences across different game scenarios in the following variables: i) shots off-target; ii) total shots; iii) intercepted passes in offensive half-pitch; iv) ball touches in offensive half-pitch; v) ball touches during ball control in offensive half-pitch. In conclusion, instructional constraints appeared to have impacted on players performance with special incidence on the notational domain. In addition, there was a differential impact of the different game scenarios which underlines how different key constraints may channel goal-directed behaviours.

Keywords: football, instructional constraints, sports performance.

Sumário

1. Introdução, 1

2. Revisão da Literatura, 3
2.1 O jogo de futebol: previsibilidade vs imprevisibilidade, 3
2.2 A tomada de decisão no Futebol, 4
2.3 Manipulação dos constrangimentos: a tarefa de treino, 5

3. Metodologia, 9
3.1.1 Amostra, 9
3.1.2 Tarefa, 9
3.2 Procedimentos, 10
3.3 Variáveis experimentais, 10

4. Resultados, 13
4.1 Análise notacional, 13
4.2 Análise Tempo-Movimento, 19

5. Discussão, 23

6. Conclusão, 27

7. Bibliografia, 29

8. Anexos, 33

Referência

VENâNCIO, Ivan Raphael Valente. Análise do efeito de constrangimentos instrucionais sobre a performance desportiva no futebol. 2018. 55 f. Dissertação (Mestrado em Treino Desportivo) - Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, 2018.