As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol

Autores

Camila Ferreira de Avila

Subtítulo

imaginário de professores sobre inclusão escolar

Título original / alternativo

The twin singers and the boy who dreamed of playing soccer: professors’ imaginary on school inclusion

Orientador

Tania Maria Jose Aiello Vaisberg

Banca

Katia Regina Moreno Caiado, Andrea Pacetta de Arruda Botelho, Vera Lúcia Trevisan de Souza, Manoel Antonio dos Santos

Faculdade / Instituição

Pós Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tipo

Tese

Área de concentração

Doutorado em Psicologia

Ano

2008

Páginas

118

Cidade

Campinas

Resumo (pt)

O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: “o menino de sua mãe”, “(in) capacidades”, “onde está Wally?” e “a dor e a delícia”. Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir.

Palavras-Chave: Inclusão, Inclusão Escolar, Procedimento de DesenhosEstórias
com Tema, Imaginário, Psicanálise, Consultas Terapêuticas Coletivas.

Abstract

The present work aimed at the psychoanalytic investigation of Higher Education Professors on school inclusion. It has been methodologically organized for the accomplishment of a collective therapeutic consultation, during which the Procedure of Drawing-Stories with Theme was used as a dialogical mediator in the approach of twelve professors, from Language and Pedagogy degrees, who were in charge of the formation of teachers from primary and secondary courses. The clinical happening allowed the elaboration of a narrative and the production of twelve drawing-stories, originating clinical material which has been analyzed by the psychoanalytic method. Four fields have been collected: “his mother’s boy”, “(un) capacities”, “where’s Wally?” and “the pain and the delicacy”. In its set, such fields indicate that teachers suffer when facing the problem of deficiency and the task of including.

Keywords: Inclusion, School Inclusion, Thematic Story-Drawing, Imaginary,
Psychoanalysis, Group Therapeutics Consultation.

Resumo (outro idioma)

Le présent travail avait comme objectif la recherche psychanalytique de professeurs des études supérieures au sujet de l’inclusion scolaire. Il a été organisé, méthodologiquement, pour la réalisation d’une consultation thérapeutique collective pendant laquelle la Procédure de Dessin-Histoires avec Thème a été utilisée comme médiateur dialogique dans l’approche de douze professeurs, de Langue et de la Pédagogie, ceux de qui prennent la charge lês professeurs de formation égale fondamentale et moyenne. La clinique a permis l’élaboration d’une narration et la production de douze dessin histoires, en provenant matière clinique qui a été analysée à la lumière de la méthode psychanalytique. Quatre champs ont été capturés: “le garçon de sa mère”, “(dans) capacités”, “où est-ce que Wally est? ” et “la douleur et la délicatesse”.
Dans le groupe tels champs qu’ils indiquent que le professeur souffre quand il
est confronte avec le problème du manque et avec la tâche d’inclure.

Mots-clés: inclusion, inclusion scolaire, Dessin-Histoire avec Thème, Imaginaire, Phychanalyse, Consultation Therapeutique Colective

Sumário

Resumo, vi

Abstract, vii

Résumé, viii

APRESENTAÇÃO:
A menina que comia papel, 10

CAPÍTULO I
Deficiência e inclusão, 19

CAPÍTULO II
Inclusão no papel: a legislação, 28

CAPÍTULO III
Estratégias teórico-metodológicas, 37

CAPÍTULO IV
O acontecer clínico: a consulta terapêutica coletiva e os desenhos-estórias, 45

CAPÍTULO V
Desenhos-estórias com tema: o imaginário coletivo de professores do Ensino Superior sobre a inclusão escolar, 65

Considerações finais, 85

Referências, 91

Anexos, 98
Anexo I
Terminologias, 99

Anexo II
Modalidades de educação especial no Brasil, 103

Anexo III
Barretos: o lugar onde vivo e pesquiso sobre a inclusão escolar, 107

Anexo IV
Termo de consentimento livre e esclarecido, 117

Referência

AVILA, Camila Ferreira de. As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar. 2008. 118 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pós Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2008.