As Identidades Nacionais na Copa Libertadores Pelos Periódicos

Autores

Diogo Corrêa Meyer

Tipo de evento

I Fórum de Pesquisas em Comunicação, Esporte e Cultura e I Seminário Internacional do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte

Nome do evento

Comunicação Social

Nome do congresso

Copa do Mundo, Mídia e Identidades Nacionais

Edição do Congresso

I

Cidade

Rio de Janeiro

Ano

2014

Páginas

15

Entidade Organizadora

LEME

Resumo (pt)

Busca-se com esta pesquisa compreender o fenômeno da formação de identidades e alteridades nacionais através de abordagens jornalísticas sobre o futebol. Para isso, selecionamos alguns confrontos entre clubes argentinos e brasileiros na Copa Libertadores da América e a as diferentes narrativas e imagens que os meios de comunicação impressos da Argentina (a saber, Clarín e La Nación) produzem do Brasil. As equipes que participam desta competição auxiliam na constituição imaginada de identidades e comunidades e levam consigo uma representação nacional do futebol. O objetivo fundamental é compreender a produção das representações das identidades e alteridades regionais e nacionais no âmbito da cobertura jornalística de um importante torneio internacional de clubes, a Copa Libertadores da América.

Palavras-chave: Futebol; Identidade; Meios de comunicação.

Referência

MEYER, Diogo Corrêa. As Identidades Nacionais na Copa Libertadores Pelos Periódicos. In: LEME, I, 2014, Rio de Janeiro. Copa do Mundo, Mídia e Identidades Nacionais, LEME. I Fórum de Pesquisas em Comunicação, Esporte e Cultura e I Seminário Internacional do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, LEME, 2014.