As relações entre futebol globalizado e nacionalismo: o exemplo da Copa do Mundo de 2006

Autores

Thiago Aragão Escher, Heloisa Helena Baldy dos Reis

Periódico / Revista

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Volume

v.30

Número

n.1

Páginas

p.41-55

Área de concentração

Educação Física/Ciências do Esporte

ISSN

01013289

Resumo (pt)

Este trabalho tem como objetivo principal fazer uma análise das manifestações do futebol contemporâneo, verificando as relações entre o futebol globalizado e o nacionalismo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa durante a Copa do Mundo de 2006 realizada na Alemanha por meio da análise das suas transmissões televisivas. A mercantilização atual do futebol, com seu consumo principalmente por meio da televisão, e as transformações ocorridas com os perfis dos torcedores também foram analisadas. Concluímos que as manifestações existentes no futebol brasileiro ainda são controversas, pois apesar da época globalizada, seu consumo não é feito de forma uniforme. As manifestações globalizadoras e regionais são muitas vezes complementares, como verifi camos em época de Copa do Mundo, com as regionalidades e os nacionalismos sendo essenciais para a mercadorização global do maior espetáculo do futebol.

Abstract

This work aims to make a analysis of today football’s manifestations, checking the relationship between the global football and nationalism. Thus, a search was carried out during the World Cup of 2006 held in Germany through their television broadcasts. The current commercialization of football, with its consumption mainly through television and the changing profiles of the fans were also analyzed. We conclude that the demonstrations held in Brazilian football is still controversial, because despite the globalised era, its consumption is not so uniform. The global and regional events are often complementary, as found in the World Cup season, with the regionalism and nationalism is essential to commercialize the largest spectacle of football.

Resumo (outro idioma)

Este trabajo se plantea como objetivo general analizar manifestaciones del fútbol actual, verifi cando las relaciones entre fútbol globalizado y el nacionalismo. A tal efecto fue realizada una investigación centrada en la Copa del Mundo de Fútbol de 2006 por medio de analices de las transmisiones efectuadas por la televisión. La mercantilización actual del fútbol, con su consumo principalmente por la televisión y las transformaciones del perfil de los hinchas también fueran analizadas. Concluye que las manifestaciones existentes en el fútbol brasileño todavía son contradictorias a respecto de su consumo uniforme en la era de la globalización. Las manifestaciones globalizadotas e regionales en la mayoria de los casos son complementares, como pudimos observar en fechas cercanas a la Copa del Mundo de Fútbol. Las identidades regionales y nacionales son esenciales para la mercadorización global del mas grande espectáculo de fútbol.

Referência

ESCHER, Thiago Aragão; REIS, Heloisa Helena Baldy dos. As relações entre futebol globalizado e nacionalismo: o exemplo da Copa do Mundo de 2006. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v.30, n.1, p.41-55, 2008.