As representações da mídia sobre a gestão feminina no Clube de Regatas Flamengo

Autores

Euza Gomes, Vânia Nassif, Ludmila Mourão

Periódico / Revista

PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review

Volume

v.1

Número

n.1

Páginas

p.146-166

Área de concentração

Gestão do Esporte

ISSN

2316-932X

Resumo (pt)

Este artigo tem por objetivo analisar as representações da mídia sobre as estratégias de gestão de Patrícia Amorim na presidência do Clube de Regatas Flamengo (CRF). A investigação da ação empírica exigiu a observação sistemática dos acontecimentos para compor o corpus pesquisado nos seguintes websites especializados em esportes: GLOBO.com, ESPN.com, SPORTV, Jornal Extra e Jornal do Brasil, durante seu mandato (2009-2012) e como primeira presidenta da história do Clube de Regatas Flamengo (CRF). A pesquisa foi desenvolvida por meio de dados secundários e os resultados foram organizados em duas categorias de análise temáticas, a saber: trajetória da dirigente, que inclui aspectos pessoais e profissionais e as práticas gerenciais, englobando aspectos de desligamento, contratação de integrantes da equipe, além de situações inesperadas e fora de um contexto de gestão.Os resultados apontam para uma gestão conturbada embora sua trajetória como dirigente esportiva se mostra relevante, valorizada por diferentes públicos, além de grande reconhecimento como atleta. As práticas gerenciais e as ações que as conduzem, necessita de postura adequada da dirigente, a necessidade de apoiarem-se nas características pessoais para defender seus objetivos, seus atos de coragem e persistência frente às adversidades e que as práticas utilizadas pela dirigente podem ser adotadas no cotidiano da liderança feminina cujas perspectivas se voltam para a melhoria de seus resultados. 

Abstract

This article has the aim of analyzing the media representation on the strategies of Patricia Amorim”s administration in the presidential office of the Flamengoyatch club, Clube de RegatasFlamengo (CRF). The empirical investigation demanded the systematic observation of two happenings of the president”s life in order to compose a corpus of search, and for that the following sports specialized websites were examined in the process: GLOBO.com, ESPN.com, SPORTV, Jornal Extra and Jornal do Brasil, during both her political term (2009-2012) and her being the first female president in the history of Clubede RegatasFlamengo (CRF). The research was developed with the help of secondary data and the results of it were organized in two categories of thematic analysis, namely: the trajectory of the leader, which includes personal and professional aspects, and the managerial practices, encompassing aspects such as the disconnection and the hiring of team members, and the dealing with unexpected situations. The results point to a troubled management, although her trajectory as a sports manager are seen as relevant and valued by different audiences, aside from that, she is also largely recognized by her athletic performance. The management practices and the consequential actions to reach them need the proper attitude of the chairwoman, as well as the need to support them accordingly to the personal characteristics to also defend her goals and her acts of both courage and persistence against the adversities. Besides, the practices adopted by the chairwoman may also be adopted in the daily lives of the female leaders, whose perspectives turn to the improvement of the accomplished results. 

Resumo (outro idioma)

Este artículotienecomoobjetivoanalizarlasrepresentaciones de los medios de comunicaciónsobrelasestrategias de gestióncomopresidente del club, Patricia Amorim Regatta Flamengo (FRC). La investigaciónempírica de la acciónrequiere la observaciónsistemática de los hechosparacomponer el corpus búsquedas en lassiguientespáginas web especializados en el deporte: GLOBO.com, ESPN.com, SPORTV, DiarioOficialadicional de Brasil y, durantesumandato (2009-2012) y comoprimeramujerpresidenta en la historia del club RegatasFlamengo (FRC). La investigación se realizó a través de datossecundarios y los resultados se organizan en dos categoríastemáticas de análisis, a saber: la trayectoria del líder, queincluyeaspectospersonales y profesionales y lasprácticas de gestión, cierre los aspectosqueabarca, la contratación de los miembros del equipo, situacionesinesperadasmásallá y fuera de un contexto de gestión. Los resultadosapuntan a unaproblemáticaaunquesucarrera de gestióncomo director deportivoresultarelevante, valoradopor los distintospúblicos, y el reconocimientocomo un gran atleta. Las prácticas de gestión y lasaccionesquellevan, quenecesita el líderposturacorrecta, la necesidad de apoyo en lascaracterísticaspersonalespara defender susobjetivos, susactos de valentía y perseverancia en la adversidad y quelasprácticasutilizadaspor el líderpuedeadoptar en protagonistafemeninacotidianacuyasperspectivas de convertir a mejorarsusresultados. 

Observações

Link para o site da revista: www.podiumreview.org.br/  

Referência

GOMES, Euza; NASSIF, Vânia; MOURãO, Ludmila. As representações da mídia sobre a gestão feminina no Clube de Regatas Flamengo. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v.1, n.1, p.146-166, 2012.