Avaliação de Empresas

Autores

Renato Pereira Amador

Subtítulo

uma aplicação aos clubes de futebol

Orientador

César Augusto Tibúrcio Silva

Banca

Tiago Wickstrom Alves, Otávio Ribeiro de Medeiros

Faculdade / Instituição

Universidade de Brasília

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências Contábeis

Ano

2004

Páginas

135

Cidade

Brasília

Resumo (pt)

O futebol, visto como negócio, movimenta cifras ao redor de US$ 1,5 bilhão ao ano em todo o mundo. Dessa forma, houve a necessidade de se profissionalizar a gestão esportiva para atender uma demanda mais exigente. As transações envolvidas no negócio futebol são observadas nos contratos de mídia, patrocínios, publicidade e outras fontes alternativas à geração de receitas aos clubes de futebol. As peculiaridades da economia do futebol, no entanto, produz elementos de observação empírica que direcionam a avaliação de um clube. Tais peculiaridades foram abordadas nesse trabalho com o objetivo de mensurar o valor de um clube de futebol diante dessas premissas. O modelo aplicado foi o Fluxo de Caixa Descontado e a equipe analisada foi o Manchester United da Inglaterra.
Palavras chave: economia esportiva, fluxo de caixa, futebol, avaliação, Reino Unido.

Abstract

Soccer, seen like business, action ciphers around of US$ 1,5 billion for year all over the world. Thus, there was the need to change the sporty administration to meet a more demanding demand. The transactions involved in the business soccer are observed in the media contracts, sponsorships, publicity and others alternative to the revenues generation to soccer clubs. Soccer economy peculiarities, however, produce empiric observation elements that direct the evaluation of a club. Suches peculiarities were going boarded in this work with the goal of measuring the value of a soccer club ahead of these premises. The applied model was the Discounted Cash Flow and the analyzed team was Manchester United from England.
Key words: sporty economy, cash flow, soccer, evaluation, United Kingdom.

Sumário

1 Introdução, 13

1.1 O futebol business, 13
1.2 A economia desportiva, 17
Leis e regulamentos esportivos, 22
Contratos com a mídia esportiva, 22
Arenas e estádios, 23
1.3 Contextualização, 24
1.4 Objetivo geral, 24
1.4 Objetivos específicos, 25
1.5 Delimitações do estudo, 25
1.6 Estrutura do trabalho, 26
 
2 A economia no futebol, 27
2.1 Características, 27
2.2 A nova economia do futebol, 32
3. Jogadores de futebol: direcionadores de custos, 45
3.1 Mercado de transferência, 45
3.2 Um modelo teórico para as taxas de transferência, 48
3.3 O caso bosman, 58
3.4 A questão dos salários, 61
 
4 A contabilidade no futebol, 63
4.1 O tratamento contábil para os jogadores de futebol, 65
4.2 As implicações do frs 10, 70
4.3 A contabilidade da marca, 75
4.4 A contabilidade dos ativos fixos, 77
4.5 A depreciação, 81
4.6 A questão dos subsídios para investimentos em estádios, 82
4.7 O fluxo de caixa, 86
4.8 Disclosure no futebol, 94
4.9 Treinamento e desenvolvimento, 96
5. Avaliação de empresas, 99
5.1 Aplicação do modelo de avaliação ao clube de futebol Manchester United, 102
6. Conclusão, 121
 
7. Referências bibliográficas, 125
 
8. Referências da internet, 133
 
Anexo 1, 135

Referência

AMADOR, Renato Pereira. Avaliação de Empresas: uma aplicação aos clubes de futebol. 2004. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília, Brasília, 2004.