#BahiaClubedoPovo: A diversidade em campanhas de um time de futebol brasileiro

Autores

Anderson David Gomes dos Santos

Periódico / Revista

Dispostiva

Cidade

Belo Horizonte

Volume

v. 8

Número

n. 14

Páginas

p. 100-117

Ano

2019

ISSN

2237-9967

Resumo (pt)

O Esporte Clube Bahia tem se destacado no futebol brasileiro pelas campanhas promovidas pelo seu Núcleo de Ações Afirmativas. Para chegar a esse momento político, o clube passou em 2013 por uma intervenção judicial, que se seguiu com um processo de democratização que gerou maior participação da torcida nas suas instâncias deliberativas. Num momento histórico de pós-democracia, com reflexos na política institucional brasileira, o objetivo do artigo é apresentar a campanha #BahiaClubedoPovo, com camisas e propagandas sobre o respeito à diversidade; e sua reverberação no Twitter, separando para análise as críticas. Para isso, investiga-se os elementos que conformam a campanha a partir da utilização da Análise de Redes Sociais e da discussão sobre o conteúdo que apresentam críticas.

Abstract

The Esporte Clube Bahia has stood out in Brazilian football for the campaigns promoted by its Affirmative Action Center. However, the club came to this after going through a judicial intervention in 2013, which was followed by a democratization process that generated greater participation of the fans in its deliberative instances. In a moment of fragility of democratic ideals in Brazil, the aim of the article is to analyze the campaign #BahiaClubedoPovo, with shirts and advertisements about respect for the diversity; and its reverberation on Twitter, separating for review the critics. For this, we investigate the elements that make up the campaign from the use of Social Network Analysis and and discussion of content that presents criticism.

Referência

SANTOS, Anderson David Gomes dos. #BahiaClubedoPovo: A diversidade em campanhas de um time de futebol brasileiro. Dispostiva. Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 100-117, 2019.