Barba, cabelo e bigode

Autores

Lucio Branco

Editora

Azougue Editorial

Cidade

Rio de Janeiro

Páginas

248

Ano

2017

ISBN

9788579202209

Sinopse

Permeado de relatos que misturam futebol e política, “Barba, cabelo e bigode” reúne depoimentos e fotos raras de Nei Conceição, Afonsinho e Paulo Cézar Caju, craques da bola e da contestação, que fizeram história fora e dentro dos gramados, onde jogaram tanto no Botafogo quanto na Seleção Brasileira.

Herdeiros assumidos da escola criativa que teve seu apogeu na geração campeã de 1958, os três jogadores se destacaram por conceberem o futebol na sua dimensão cultural maior. Iniciaram sua trajetória no futebol em meados dos anos 1960, momento histórico de forte repressão política no país. Originalmente na condição de companheiros de uma consagrada geração de craques do Botafogo, não abriram mão da luta pela liberdade, mesmo quando a ditadura militar decidiu convocar a si própria para também entrar em campo.

No ano em que se realiza a 21ª edição da Copa do Mundo, na Rússia, e quatro após ainda estarmos avaliando qual seria o real legado da última, com o 7×1 ocorrido em pleno solo brasileiro, três referências fundamentais da prática – e da reflexão – em alto nível do esporte mais popular do mundo, na sua mais genuína expressão local, o futebol-arte, tem muito a dizer sobre o tema.

Referência

BRANCO, Lucio. Barba, cabelo e bigode. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2017.