Brasileirinhos

Autores

Jorge Francisco Puente Arnao Galarreta

Subtítulo

análise da representação midiática de jogadores de jogadores de futebol

Orientador

Ada Cristina Machado Silveira

Banca

Marli Hatje, Marina Poggi Carter

Faculdade / Instituição

Departamento de Ciências da Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestre em Comunicação Midiática

Ano

2015

Páginas

101

Cidade

Santa Maria

Resumo (pt)

Este trabalho trata sobre a construção midiática da identidade de jogadores de futebol. Indagamos como o programa televisivo Esporte Espetacular na série de vídeos Brasileirinhos representa elementos de identidade nacional brasileira. Tendo como objetivo principal analisar de que maneira esta identidade está presente na representação dos jogadores de futebol na série Brasileirinhos. São objetivos específicos da pesquisa: analisar como a mídia televisiva, especialmente o programa Esporte Espetacular, da TV Globo, retrata os jogadores de futebol na série Brasileirinhos; identificar os elementos de identidade nacional representados pelo programa; e, realizar levantamento dos trabalhos existentes acerca desta temática. O aporte teórico provém dos conceitos de identidade, a partir de autores como Hall (1999) e Castells (2000), Woodward (1999) e Anderson (1989) e os brasileiros DaMatta (1994), Holanda (1978) e Freyre (2001). Apresentam-se também as abordagens sobre representações midiáticas no esporte, sistematizadas em quatro categorias: o Mito, o Herói, o Ídolo e a Celebridade, principalmente a partir de Helal (2003) e de Giglio (2007). Utiliza-se a metodologia da Análise Textual de Casetti e Chio (1999) para análise do corpus de dois vídeos selecionados. Como resultados, pode-se perceber que alguns elementos de identidade nacional que foram construídos ao longo do tempo seguem sendo reforçados pela mídia. É possível relacionar a maneira como o roteiro é seguido a partir da condição representacional de Mito para Dedé e de Ídolo, Herói e Celebridade para Neymar. Em um primeiro momento é possível confirmar que algumas relações e comportamentos da sociedade brasileira, abordadas pelos autores, ainda estão presentes e podem ser observadas no vídeo, como o apadrinhamento. Outras, como o sistema patriarcal ou a manutenção do futebol-arte, são construídas pelo programa.

Abstract

This work is about how the media build the identity of football players. We observed how the TV show Esporte Espetacular in the series videos Brasileirinhos depicts elements of the Brazilian national identity. The main goal is to analyze how this identity is present in the representation of football players in the series Brasileirinhos. The specific goals of this research are: i) to analyze how the TV media, mainly the show Esporte Espetacular, broadcasted in TV Globo, represents the Brazilian football players in the series Brasileirinhos; ii) to recognize the national identity elements depicted by the program; and iii) to identify the existing works on this topic. The theoretical contribution comes from the concepts on identity explained by authors as Hall (1999) and Castells (2000), Woodward (1999) and Anderson (1989), and the Brazilian authors DaMatta (1994), Holanda (1978) and Freyre (2001). Approaches on media representations on sports are also presented in this work. They have been systematized in four categories: the Myth, the Hero, the Idol, and the Celebrity, mainly according to Helal (2003) and Giglio (2007). The text analysis methodology of Casetti and Chio (1999) was applied for corpus analysis of the two videos selected. As a conclusion of this research, we realize that some national identity elements that were built along the time continue to be reinforced by the media. We can also relate the way the itinerary is followed with the representational condition of Myth for Dedé and Idol, Hero and Celebrity for Neymar. Likewise, we can also confirm that some relations and behaviors of the Brazilian society, addressed by the authors, still exist and can be seen in the video, as the sponsorship. Other relations are built by the program, as the patriarchal system and the football-art relation.

Sumário

INTRODUÇÃO, 8

CAPÍTULO 1 – “BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR”, 14
1.1. PESQUISA EXPLORATÓRIA, 14
1.2. SOBRE IDENTIDADES, 19
1.3. UMA CERTA IDENTIDADE BRASILEIRA, 22
1.4. BRASILIDADE NO FUTEBOL, 29
1.3.1 O fim do futebol arte, 36

Capítulo 2 – REPRESENTAÇÕES TELEVISIVAS, 41
2.1. A TELEVISÃO, O LAÇO SOCIAL E A IDENTIDADE BRASILEIRA, 41
2.2. DESDE A ORIGEM DO JORNALISMO ESPORTIVO A BRASILEIRINHOS, 46
2.2.1 Esporte Espetacular, 48
2.2.2 Brasileirinhos, 49
2.3. ATUAL JORNALISMO ESPORTIVO, 51
2.4. QUEM SÃO OS JOGADORES NA TV?, 55
2.4.1 O Mito, 56
2.4.2 O Herói, 58
2.4.3 O Ídolo, 60
2.4.4 A Celebridade, 61

Capítulo 3 – OS CONVOCADOS, 63
3.1 ANÁLISE TEXTUAL, 63
3.2 O MITO DEDÉ, 65
3.2.1 Interpretação, 73
3.3 O ÍDOLO, HERÓI E CELEBRIDADE NEYMAR, 75
3.3.1 Interpretação, 85

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 89

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 92

Referência

GALARRETA, Jorge Francisco Puente Arnao. Brasileirinhos: análise da representação midiática de jogadores de jogadores de futebol. 2015. 101 f. Dissertação (Mestre em Comunicação Midiática) - Departamento de Ciências da Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.