“Cai o pano”: uma análise do encerramento da carreira de Ronaldo “fenômeno” a partir de duas mídias digitais esportivas

Autores

André Mendes Capraro, Everton Albuquerque Cavalcanti, Doralice Lange de Souza

Periódico / Revista

Movimento

Volume

v.17

Número

n.3

Páginas

p.175-192

Área de concentração

Educação Física

ISSN

0104754X

Resumo (pt)

Os meios de comunicação são importantes veículos mediadores de relações histórico-sociais e culturais, criando e revelando realidades. Considerando a importância do futebol profissional e de seus jogadores, e mais especificamente, a relevância de Ronaldo no cenário esportivo nacional, o objetivo deste estudo foi o de investigar como o encerramento da carreira deste atleta foi retratado em duas mídias digitais esportivas, o Lancenet e o Globoesporte.com. Realizou-se uma análise qualitativa destas fontes a partir dos preceitos da história do tempo presente e concluiu-se que ambas contribuíram para com a mitificação e consolidação da imagem de Ronaldo como ídolo do futebol. 

Abstract

The media is an important mediator of historical, social and cultural relationships, establishing and revealing realities. Considering the importance of professional soccer and if its players, and more specifically, the relevance of Ronaldo in the national sports scene, the objective of this study was to investigate how the end of the career of this athlete was pictured in two sports electronic media, the Lancenet and the Globoesporte.com. We conducted a qualitative analysis using the approach of the History of the Present, and concluded that both periodicals mythicized the athete´s career and contributed to the consolidation of his image as a soccer idol.
 

Resumo (outro idioma)

Los medios de comunicación es un importante mediador de las relaciones históricas, sociales y culturales, el establecimiento y revelar realidades. Considerando la importancia del fútbol profesional, y si sus jugadores y, más concretamente, la importancia de Ronaldo en la escena nacional del deporte, el objetivo de este estudio fue investigar cómo el final de la carrera de este deportista fue fotografiado en dos medios de los deportes electrónicos, la Lancenet y Globoesporte.com. Se realizó un análisis cualitativo mediante el enfoque de la Historia del resente, y llegó a la conclusión de que ambos periódicos mitificado la carrera de la athete y contribuyó a la consolidación de su imagen de ídolo de fútbol.
 

Observações

Confira o site da revista: www.seer.ufrgs.br/Movimento/index

Referência

CAPRARO, André Mendes; CAVALCANTI, Everton Albuquerque; SOUZA, Doralice Lange de. “Cai o pano”: uma análise do encerramento da carreira de Ronaldo “fenômeno” a partir de duas mídias digitais esportivas. Movimento. Porto Alegre, v.17, n.3, p.175-192, 2011.