Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube como experiência de lazer em bares da cidade de Montes Claros

Autores

Rogério Othon Teixeira Alves, Georgino Jorge de Souza Neto, Carlos Rogério Ladislau

Periódico / Revista

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Cidade

Brasília

Volume

v. 41

Número

n. 4

Páginas

p. 384-390

Ano

2019

ISSN

0101-3289

Resumo (pt)

Este artigo objetivou analisar o contexto social associado ao lazer nos jogos do Clube Atlético Mineiro e do Cruzeiro Esporte Clube, em bares de Montes Claros (MG), em 2016/17, com o uso de observação e aplicação de questionário semiestruturado. As análises convergiram em direção aos estudos de Gastaldo (2005a, 2005b), em Porto Alegre; Azevedo e Santos (2008) e Barral (2012), em Brasília; Origuela e Silva (2013) e Origuela (2014), em Piracicaba; e Abrantes (2015), em Belo Horizonte. Apesar da distância, a assistência aos jogos foi similar. Em Montes Claros, reduto de atleticanos e cruzeirenses, o bar assemelha‐se a um estádio, torna‐se um local de lazer da cidade.

Palavras‐chave: Bar, Lazer, Televisão, Futebol

Abstract

This article aimed to analyze the social context associated with leisure in the matches of Clube Atlético Mineiro and Cruzeiro Esporte Clube, in bars of Montes Claros‐MG, in the years 2016/17, using observation and application of semi‐structured questionnaire. The analyzes converged towards the studies of Gastaldo (2005a, 2005b), in Porto Alegre; Azevedo and Santos (2008) and Barral (2012), in Brasília; Origuela and Silva (2013) and Origuela (2014), in Piracicaba; and Abrantes (2015), in Belo Horizonte. Despite the distance, the attendance at matches was similar. In Montes Claros, a stronghold of fans of both clubs, the bar resembles a stadium, becoming a place of leisure of the city.

Keywords: Bar, Leisure, TV, Soccer

Resumo (outro idioma)

El objetivo de este artículo fue analizar el contexto social asociado con el ocio en los partidos del Club Atlético Mineiro y del Cruzeiro Esporte Clube en bares de Montes Claros‐MG, en los años 2016 y 2017, utilizando la observación y la aplicación del cuestionario semiestructurado. Los análisis convergieron hacia los estudios de Gastaldo (2005a, 2005b) en Porto Alegre; Azevedo y Santos (2008) y Barral (2012) en Brasilia; Origuela y Silva (2013), y Origuela (2014) en Piracicaba, y Abrantes (2015) en Belo Horizonte. A pesar de la distancia, la asistencia a los partidos fue similar. En Montes Claros, bastión de los hinchas de los dos clubes, el bar se parece a un estadio, pues se convierte en un lugar de ocio de la ciudad.

Palabras clave: Bar, Ocio, Televisión, Fútbol

Referência

ALVES, Rogério Othon Teixeira; SOUZA NETO, Georgino Jorge de; LADISLAU, Carlos Rogério. Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube como experiência de lazer em bares da cidade de Montes Claros. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília, v. 41, n. 4, p. 384-390, 2019.