Comunicação a serviço do esporte 7 x 1 Esporte a serviço da comunicação: outras lições de Alemanha x Brasil na Copa do Mundo de 2014

Autores

Ary José Rocco Júnior

Tipo de evento

Congresso

Nome do evento

Territorialidade e diferenças regionais no Brasil e América Latina: conexões com a Educação Física e Ciências do Esporte

Nome do congresso

XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Edição do Congresso

XIX

Cidade

Vitória

Ano

2015

Páginas

p.1-20

Entidade Organizadora

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Resumo (pt)

A comunicação organizacional estratégica pode contribuir para a melhoria da performance e ajudar na construção da identidade de uma organização esportiva, colaborando para a excelência também dos resultados econômico e financeiro da entidade. O objetivo deste artigo é analisar, de forma comparativa, as estratégias de comunicação adotadas pela DBF e pela CBF durante a disputa da Copa do Mundo de 2014. Vamos, através do método da revisão bibliográfica e da análise documental, resgatar as ações de comunicação de Alemanha e Brasil durante a principal competição do futebol mundial. Pretendemos, com isso, identificar as razões do sucesso, ou fracasso, dos projetos organizacionais de comunicação adotados pelas duas entidades que gerenciam o futebol em seus respectivos países.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Organizacional no Esporte; Copa do Mundo 2014; Gestão do Esporte.

Abstract

Sport use communication 7 x 1 communication use sport: other lessons from Germany x Brazil in 2014 FIFA World Cup

The strategic organizational communication can contribute to improving the performance and help in the building of a sports organization, contributing to excellence also in the economic and financial results of the entity. The objective of this paper is to analyze, in a comparative way, the communication strategies adopted by DBF and CBF during the FIFA World Cup 2014. We study, through the method of literature review and document analysis, the communication actions using by Germany and Brazil during the main competition in the world soccer. We intend, therefore, to identify the reasons for the success or failure of organizational communication projects adopted by the two entities that manage football in their respective countries.

KEYWORDS: Organizational Communication in Sport; FIFA World Cup 2014; Sports Management

Observações

Comunicación al servicio del deporte 7 x 1 Deporte al servicio de la comunicación: otras clases de Alemania x Brasil en Copa del Mundo 2014

RESUMEN

La comunicación organizacional estratégica puede contribuir a mejorar el rendimiento de una organización deportiva, lo que contribuye a la excelencia también de los resultados económicos y financieros de la entidad. El objetivo de este trabajo es analizar, de manera comparativa, las estrategias de comunicación adoptadas por DBF y CBF durante la Copa del Mundo de 2014. Nosotros estudiamos, a través del método de revisión de la literatura y el análisis de documentos, acciones de comunicación de Alemania y Brasil durante la principal competencia en el fútbol mundial. Tenemos la intención, por lo tanto, de identificar las razones del éxito o el fracaso de los proyectos de comunicación organizativos adoptados por las dos entidades que gestionan el fútbol en sus respectivos países.

PALABRAS CLAVES: Comunicación Organizacional en el Deporte; Copa del Mundo 2014; Gestión del Deporte.

Referência

ROCCO JúNIOR, Ary José. Comunicação a serviço do esporte 7 x 1 Esporte a serviço da comunicação: outras lições de Alemanha x Brasil na Copa do Mundo de 2014. In: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, XIX, 2015, Vitória. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Congresso, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2015.