Consultadoria em Psicologia do Desporto

Autores

João Pedro Marques da Costa Damas Pereira

Subtítulo

desenvolvimento e aplicação de um Plano de intervenção no futebol Jovem

Orientador

Carlos Silva

Faculdade / Instituição

Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Politécnico de Santarém

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Psicologia do Desporto

Ano

2011

Páginas

32

Cidade

Santarém

Resumo (pt)

Este documento pretende resumir de forma crítica, o trabalho desenvolvido, no âmbito do estágio curricular com vista à obtenção do Grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício. A Football By Carlos Queiroz, entidade acolhedora, é uma academia de futebol de formação sedeada no concelho de Oeiras, que aborda o futebol de formação com uma filosofia muito particular, dando por isso também especial relevo à componente psicológica do treino. O estágio teve a duração de aproximadamente dez meses com uma carga horária média de quatro horas diárias e quatro dias semanais de presença na entidade. O período de integração inicial demorou aproximadamente um mês e meio e serviu para avaliar o contexto e definir as áreas de intervenção, a partir do que a entidade esperava de mim. O principal foco da intervenção foi a Assessoria aos Treinadores. O meu trabalho incidiu principalmente em oito dos dezasseis treinadores da Academia. Para realizar este trabalho de Assessoria recorreu-se a diversas estratégias, todas elas articuladas com o Processo de Avaliação da Componente Pedagógica, que foi sendo desenvolvido e reformulado ao longo da intervenção. Deste processo fizeram parte Reuniões de Feedback, Assessoria nos Treinos e na Competição, Discussão de Casos, Criação de um Guia de Acção Pedagógica, Relatórios de Treino e Competição, entre outros. O estágio ficou completo com a organização do Seminário “Pais e Filhos no Desporto – Ajude-os a Crescer Desportivamente” e com a participação na Feira de Estágios da ESDRM, onde foi apresentado.

Abstract

This document aims to sumarize critically, the work under the traineeship, to obtain Master’s Degree in Psychology of Sport Exercise. The Football By Carlos Queiroz, is a football academy located in Oeiras, which sees the soccer training with a very particular philosophy, giving special attention to the psychological component of training. The traineeship lasted for about ten months with a daily average of four hours and four days weekly, in the organization. The period of initial integration lasted about a month and a half, and was aimed to evaluate the context and define areas of intervention, from what the organization expected from me. The main focus of the intervention was the Coaches Advisory. My work mainly focused on eight of the sixteen coaches of the Academy. To perform this job advisory, I resorted to various strategies, all articulated with the Assessment of Educational Component, which was developed and reformulated during the intervention. Were parts of this process: Meetings of Feedback, Consultancy on Training and Competition, Discussion Case, Creating an Action Guide Educational, Training and Competition Reports, among others. The traineeship was completed with the organization of the Seminar “Parents and Children in Sport – Help them to grow with the sport” and to participation in the Blast Off, the event of ESDRM to presentation the traineeships.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 6

2. APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE ACOLHEDORA, 7
2.1 História e Filosofia, 7
2.2 Organograma, 8

3. DURAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR, 8

4. PLANO DE ESTÁGIO, 9

5. INTEGRAÇÃO, 10
3.3.1 Presença nos treinos, 10
3.3.3 Participação em formações da entidade, 11
3.3.4 Criação de um documento de informação aos treinadores, 11

6. AVALIAÇÃO INICIAL DO CONTEXTO, 12
6.1 Programa After School, 12
6.2 Treinadores After-School, 13
6.3 Treinadores Development-Squads, 13
6.4 Âmbito Organizacional, 14
6.5 Reflexão Crítica Sobre o Período de Integração e Avaliação Inicial, 15

7. DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO E DIÁRIO DE CAMPO, 16
7.1 Assessoria a Treinadores, 16
7.2 Processo de Avaliação da Componente Pedagógica dos Treinadores, 16
7.2.1 Reformulação do Processo, 17
7.2.2 Observações, 18
7.2.3 Compilação dos dados recolhidos nas Observações da Componente Pedagógica, 19
7.2.4 Reuniões de Avaliação de Treinadores, 20
7.2.6 Reflexão Crítica Sobre o Processo de Avaliação da Componente Pedagógica, 21
7.3 Assessoria nos treinos e Reuniões de Feedback, 22
Relatório Final do Estágio “Consultadoria em Psicologia do Desporto – Desenvolvimento e Aplicação de
um Plano de Intervenção no Futebol Jovem”, 5
7.4 Avaliação da Assessoria e Reuniões de Feedback, 23
7.5 Construção de um Guia de Acção Pedagógica, 24
7.6 Assessoria na competição, 24
7.7 Caracterização psicológica dos alunos (Benjamins A), 25
7.8 Campo de Férias de Natal – Planeamento e realização de Jogos Psicológicos, 26
7.8.1 Planeamento das actividades para o Campo de Férias de Dezembro da FBCQ, 26
7.8.2 Realização das actividades, 26
7.8.3 Construção de um documento com Exercícios de Carácter Psicológico, 27

8. ÁREA COMUNIDADE, 27
8.1 Organização Seminário Pais e Filhos no Desporto, 27
8.1.2 Avaliação do Seminário, 29
8.1.3 Reflexão Crítica Seminário, 29

9. ÁREA COMPLEMENTAR, 30
9.1 Participação na Feira de Estágios da ESDRM (Blast off), 30

10. ANEXOS, 32

Referência

PEREIRA, João Pedro Marques da Costa Damas. Consultadoria em Psicologia do Desporto: desenvolvimento e aplicação de um Plano de intervenção no futebol Jovem. 2011. 32 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desporto) - Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, 2011.