Copa do Mundo e consumo: relações de gênero na publicidade de cerveja

Autores

Fausto Amaro Ribeiro Picoreli MontanhaFábio Grotz

Tipo de evento

Congresso

Nome do evento

Comunicação

Nome do congresso

Congresso Internacional em Comunicação e Consumo

Edição do Congresso

II

Cidade

São Paulo

Ano

2012

Entidade Organizadora

Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Resumo (pt)

Este artigo se articula em três momentos distintos, porém inter-relacionados. Inicialmente, fazemos um panorama dos estudos de gênero, introduzindo algumas questões e problemáticas necessárias para a compreensão deste tema. Em seguida, restringindo mais a teoria, propomos algumas reflexões sobre o diálogo entre publicidade, gênero e esporte. Por último, temos a análise empírica propriamente dita, onde evidenciamos as construções de gênero e as marcações de uma suposta identidade nacional hegemônica presentes nos dois filmes publicitários da Brahma escolhidos (Lista de Pedidos e Poucas Palavras).

Referência

GROTZ, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli MontanhaFábio. Copa do Mundo e consumo: relações de gênero na publicidade de cerveja. In: Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, II, 2012, São Paulo. Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Congresso, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, 2012.