Copa do Mundo, publicidade e consumo em 2010: o caso Brahma

Autores

Camila Augusta Alves Pereira

Tipo de evento

Encontro

Nome do evento

Vida Sustentável: práticas cotidianas de consumo

Nome do congresso

VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo, II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo

Edição do Congresso

VI, II

Cidade

Rio de Janeiro

Ano

2012

Entidade Organizadora

Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ

Resumo (pt)

A publicidade e o futebol são construtores de identidade e veiculadores de representações, que levam à compreensão do contexto social, material e cultural. O universo que cerca o futebol produz discursos sociais através da Copa do Mundo, empreendimento hoje integrado à lógica comercial e capitalista. Sabendo que o interesse dos brasileiros pelo futebol sempre foi incorporado pela mídia, criando um circuito de comunicação e consumo, com papel simbólico definidor de práticas culturais, identidades e noções de pertencimento, este artigo se propõe uma análise da publicidade da marca de cerveja Brahma, veiculada durante a Copa do Mundo de 2010. Por meio dos filmes Poucas Palavras e Raízes, o presente trabalho busca entender como a marca construiu seu discurso comercial para criar uma esfera de identificação entre o esporte, os jogadores e os torcedores da seleção brasileira, com o objetivo de aumentar o consumo de seu produto durante o evento. Assim, o estudo da publicidade da Brahma parte de análise inicial do panorama econômico vigente no Brasil em 2010, apresentando também as expectativas do mercado de consumo para a Copa daquele ano.

Referência

PEREIRA, Camila Augusta Alves. Copa do Mundo, publicidade e consumo em 2010: o caso Brahma. In: Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ, VI, II, 2012, Rio de Janeiro. VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo, II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo, Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ. Encontro, Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ, 2012.